A ArcelorMittal Inox Brasil (antiga Acesita), única fabricante de aço inox do país, vai investir US$ 95 milhões na mudança do redutor usado no alto-forno 2 da fábrica de Timóteo, no Vale do Aço. O dinheiro será aplicado na troca do coque metalúrgico, que é importado, pelo carvão vegetal.
A informação foi dada nea última terça-feira pelo chefe do segmento de inoxidáveis do grupo, Paulo Magalhães. O projeto será concluído em julho de 2011 e tem como objetivo  reduzir custos e eliminar a dependência do produto importado. Além disso, segundo ele, o carvão vegetal é produzido a partir de uma matéria-prima 100% renovável – o eucalipto, o que vai reduzir a emissão de gás carbônico do alto-forno em 500 mil toneladas ao ano.
Outra vantagem, segundo ele, é o fomento da atividade florestal no Norte de Minas. É de lá que virá o eucalipto que será usado pela companhia para produzir carvão vegetal. O alto-forno 2, o maior da siderúrgica, ficou paralisado entre dezembro de 2008 e maio de 2009 em função da crise econômica global. Em 2009, o uso da capacidade instalada da fábrica de Timóteo ficou limitada a 70%, índice considerado muito baixo para o segmento. No primeiro trimestre deste ano, porém, o nível de atividade já está entre 90% e 95%. A expectativa para 2010 é de que o consumo aparente de aço inoxidável no Brasil retorne aos níveis de 2008, quando atingiu 315 mil toneladas. Em julho, a ArcelorMittal Inox Brasil finaliza o projeto de substituição de gás liquefeito de petróleo (GLP) pelo gás natural na usina. O projeto, que demandou investimentos de US$ 25 milhões, incluiu a construção de um gasoduto integrado à tubulação da Gasmig.

Fonte: Estado de Minas