Um dos objetivos do I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e da III SEMANA UNIVERSITÁRIA da FIMES é estimular os estudantes das instituições de ensino para carreiras científicas e tecnológicas a partir da publicação e apresentação de resumos de trabalho realizados pelos mesmos.
     Concretizando esta máxima, a Coordenação do I Encontro de Iniciação Científica, durante a terça-feira, 17 de outubro, apreciou os trabalhos acadêmicos por meio de apresentação oral, no auditório Ademir Rodrigues dos Anjos, no Campus I da FIMES.
     "Os autores terão quinze (15) minutos para a apresentação sendo que, dez (10) minutos serão destinados à apresentação oral e o restante, cinco (05) minutos, para questionamentos do público e da banca examinadora. Todos os trabalhos serão avaliados por um Comitê Científico formado por Professores com Mestrado e Doutorado" explicou Profº Christian Cabacinha, Coordenador do I Encontro de Iniciação Científica da FIMES.
      Os trabalhos selecionados para a apresentação oral foram os seguintes, a saber:
· Produção pós-plantio e teores de matéria seca das braquiárias brizantha e mulato nas condições e dafoclimáticas do sudoeste goiano;
· Suplementação protéico-energética de novilhas leiteiras em pastagens de braquiária (B. de*****bens), no período de transição chuvas/seca;
· Aproveitamento dos resíduos sólidos: compostagem;
· Perdas de frutas frescas no varejo de Mineiros-Go;
· Perdas de hortaliças no varejo de Mineiros-Go;
· Redução na Adubação do algodoeiro com adubos polimerizados;
· Uso de fungicidas no controle de doenças na cultura do algodoeiro;
· Recomendação de adubação para cultura de algodoeiro, baseadas em diferentes metodologias de análise de solo;
· Sistema Informativo da Semana Universitária – SISUNI;
· Alfabetização de jovens e adultos – Valorização humana;
· A importância da Educação Musical no desenvolvimento do ser humano;
· Nível de conscientização da necessidade do uso racional da água em comunidade escolar;
· Planejamento tributário como ferramenta de gestão em empresas de lucro real;

     As apresentações começaram às 15:00h, no auditório Ademir Rodrigues dos Anjos, se estendendo até às 19:30h, registrando um público de mais de cem (100) pessoas entre apresentadores, e público em geral.