No último dia 19, um grupo de alunos da turma de Medicina Veterinária, acompanhados pela professora Valquíria Ramos, fizeram uma visita ao Grupo ARCA – Grupo de Proteção Animal de Mineiros, a fim de concluir as ações do Projeto “Guarda Responsável de Animais Domésticos”, iniciado no dia 05 de junho.

O local é cuidado por “Dona Sônia” – como todos a conhecem – e foi ela quem recebeu o grupo de alunos. Na oportunidade, Dona Sônia explicou todo o funcionamento do local, e permitiu que os alunos vivenciassem um pouquinho da prática cotidiana em relação ao trabalho executado. Os alunos puderam conhecer a história de cada animal que estava ali, até o momento de serem resgatados pelo grupo. Para que esse cuidado se efetive, os animais recebem a atenção de três veterinários de Mineiros, que trabalham voluntariamente, além de contar com o apoio financeiro da sociedade, para aquisição de remédios, rações, cobertores, etc.

"Somos um grupo de amigos que se reuniu para diminuir o sofrimento de animais abandonados, doentes e maltratados das ruas de nossa cidade. Recolhemos os animais que estão mais necessitados, fornecemos tratamento veterinário, quando possível, lar temporário e depois os encaminhamos para adoção. O grupo sobrevive de doações.” Conta Dona Sônia.

Com a ação das turmas de Medicina Veterinária e Pedagogia, a ARCA já teve uma adoção de um animal, por uma família de uma das alunas da Escola Reverendo Eudóxio.

Valquíria Ramos
Profª Medicina Veterinária