O último dia 10 foi marcado pela expectativa expressiva dos alunos de Engenharia Florestal e Agronomia. É que eles viajaram para participar da 1ª Feira da Cadeia Produtiva da indústria de Base Florestal, que acontecerá entre os dias 10 e 13 de abril na cidade de Três Lagoas – MS. O grupo conta com alunos do 1º período de Agronomia; 1º, 2º, 3º, 4º, 8º e 9º períodos de Engenharia Florestal, além da supervisão dos professores Sabine Lanzer e Jonathan Goularte.

A viagem e participação da Feira, tem como objetivo permitir aos alunos que conheçam o maquinário, os insumos e as tecnologias de ponta; participar de palestras com profissionais destaque em suas áreas de atuação; e visitar as empresas International Paper – fábrica de papel, Fibria – fábrica de celulose e área florestal, e Eldorado – fábrica de celulose em construção; “É importante incentivar a participação dos nossos alunos em eventos desse porte por ser uma oportunidade de relacionarem o conhecimento teórico com a prática.” Afirma Sabine Lanzer, professora e coordenadora da viagem. Além disso, o evento oportuniza o aumento das chances de estágios e vagas para trainees, bem como a possibilidade de parcerias entre a instituição e as empresas para pesquisas.

“Espero que com essa viagem eu consiga aumentar o meu conhecimento sobre o mercado da madeira e o reflorestamento no Brasil, apreender novas tecnologias para produções de mudas florestais e me inteirar sobre os sistemas de colheita florestal.” Acredita Camila Vieira, aluna do 8º Período de Engenharia Florestal e integrante da viagem. Nestes quatro dias de feira, a discussão ficará em torno do setor florestal e sua inserção regional, dando maior enfoque ao negócio de celulose e papel. “Espero conseguir mostrar aos alunos o funcionamento do setor florestal brasileiro de ponta, além fechar parcerias entre as empresas e a UNIFIMES a fim de conseguir dar oportunidade de estágio e emprego para os alunos interessados.” Conclui Sabine.

Os interessados encontram a programação e mais informações sobre o evento pelo site www.treslagoasflorestal.com.br .

Bruna Souza