Tendo como principal objetivo envolver filhos de produtores nas atividades rurais e iniciar os trabalhos da FAEG-Jovem, é que a Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) têm desenvolvido um projeto intitulado “Jovem Empreendedor”. Pensando assim, no último dia 07/05, acadêmicos do Curso de Agronomia receberam convite para participar das reuniões da Federação Jovem em Goiânia.
Depois do resultado de algumas pesquisas, descobriu-se que o número de filhos de produtores rurais que deixavam a atividade do campo para seguir outros caminhos, era alarmante. Em virtude disso, a FAEG começou a desenvolver este projeto para estimular os jovens a permaneceram nas propriedades e darem continuidade às atividades rurais. A reunião, que contou com a presença de presidentes dos Sindicatos Rurais e alunos das agrárias de todo o estado, visou a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela FAEG, como também a apresentação de membros da federação. Uma das propostas foi a criação de uma agenda de trabalhos que contemple as prioridades e, a partir desta, a possibilidade de criação de programas de incentivo ao empreendedorismo jovem, a começar pelo estudante das agrárias e por filhos de produtores rurais que pretendem assumir a atividade do pai.

“Os alunos que participaram da reunião, voltaram entusiasmados, com uma visão mais ampliada sobre o assunto e com vontade de continuar as discussões.” Conta o Coordenador de Agronomia, Manoel Carballal. “Uma das coisas mais importantes que podemos deixar para nossos alunos é essa consciência de que existem organizações. É motivador saber que eles se interessam em participar dessas organizações, em saber como elas funcionam e qual o seu papel em cada setor.” Conclui Manoel Carballal, deixando claro que essas experiências ampliam a visão dos alunos e permite a eles desenvolver as atividades com muito mais desenvoltura, embasamento e ênfase nas inúmeras áreas. O resultado desse conjunto: o sucesso e a realização profissional.

Bruna Souza
Assessoria de Comunicação e Cultura – ASSEC