Desde o segundo semestre de 2012, alunos de Medicina Veterinária abraçaram o projeto psicossocial de Equoterapia, idealizado pelo prof. Fabrício Eumar, juntamente com o SENAR e o Sindicato Rural de Mineiros. Os alunos Josimar Rezende, Willy Souza e Rafael Ribeiro, monitores do projeto, auxiliam na reabilitação dos praticantes (nome designado ao aluno ou paciente que pratica a equoterapia) do projeto.
Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar nas áreas da educação, saúde e equitação, para pessoas com deficiência, buscando melhorias significativas no aspecto físico, psicológico, emocional, cognitivo, entre outros. Obtendo resultados benéficos de até 80% no convívio social.

Na equoterapia o praticante participa da sua própria reabilitação, e obtém como amigo o cavalo que possui uma grande sensibilidade de carinho com a pessoa com deficiência, deixando-o manusear e montar. O cavalo possui uma andadura tridimensional que emite para o cérebro do praticante de 120 a 180 estímulos, que facilitam a melhora em menor tempo. Além de todos os benefícios, o cavalo atua na equoterapia como agente facilitador da aprendizagem, de inserção e de reinserção.

Os interessados podem procurar a APAE de Mineiros e se informar sobre este projeto.

Bruna Souza