O Estágio Supervisionado III do 8º período do Curso de Pedagogia da Unifimes, esteve nesta terça-feira (22/10/2019), na Escola Municipal Maria Eduarda Condinho Filgueiras, em que o estágio ocorre, desenvolvendo um projeto denominado de Dia D da Leitura, que visa o incentivo e fomento às práticas leitoras, coordenado pela Profª. Msc. Luciene Costa Pereira.

A escola foi ornamentada pelos estagiários, com o intuito de deixar o ambiente mais alegre e descontraído, possibilitando momentos de deleite e encanto com a literatura infantil. As turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram divididas por gêneros textuais como: contos de fada, contos de ação, contos de terror, poesia, lenda e fábula, trazendo o lúdico como um elemento fundamental para o desenvolvimento das atividades.

Dentre as atividades desenvolvidas podemos elencar: peça teatral “O Casamento”; contação de história; árvore de livros e/ou poemas; varal literário; recreação literária e atividades recreativas baseadas na psicomotricidade, gincana da leitura, música, venda de livros, advinhas, recital de poema e muito mais.

Essas atividades oportunizaram as crianças aos mais diversos tipos de gêneros textuais, contribuindo para o desenvolvimento e a formação do estudante leitor e para a construção da sua alteridade. Ademais, “a aprendizagem da leitura é um ato de educação e educação é um ato profundamente político” (SEVERINO, p. 54, 1994)

Portanto, foi uma experiência enriquecedora para os estudantes do curso de pedagogia e para as crianças da rede municipal de ensino, porque “aprender a ler é antes de tudo aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade” (SEVERINO, p. 54, 1994).

O Curso de Pedagogia agradece a gestão da escola por oportunizar momentos de diálogo entre a teoria e a prática aos estudantes da Unifimes.