Dia 22 de setembro (sábado), na zona urbana de Mineiros, foi realizado o dia D de combate a raiva animal. Para tanto, equipes compostas por alunos do curso de Medicina Veterinária, juntamente com funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, estavam distribuídas ao longo de toda cidade realizando a vacinação e o preenchimento do cartão de vacina dos cães e gatos.

Ao todo foram vacinados aproximadamente 9 mil animais. Esse quantitativo representa grande parte da população de animais domésticos do município. Para os discentes, o momento foi de grande importância tanto na aprendizagem quanto na socialização com a comunidade.

Os locais onde ocorreu a vacinação foram: Escola Municipal Otalécio (Setor Oeste), Escola Municipal Maria Aparecida Paniago (Setor Iores), Centro Esportivo (Bairro Mineirinho), UBS Osvaldo Souza (TOTE) (Jardim Perobeira), Creche Noêmia Ferreira (Jardim Primavera), Escola Municipal Elias Carrijo de Souza (Setor São João), Escola Municipal Salviano (Setor Boa Vista), Escola Municipal Dom Bosco (Setor Taninho), Escola Estadual Dom Éric (Setor Nova República), Colégio Estadual Helena Paniago (Setor Alcira de Rezende), CEPI – Polivalente Antônio Carlos Paniago (Bairro Martins), e UNIFIMES – Centro Universitário de Mineiros – (Na nova Clínica Veterinária na Rua 23 esquina com a Caiapó, ST. Aeroporto).

A importância da vacinação antirrábica se dá pelo fácil risco de contágio, principalmente para animais que vivem em áreas com muitos animais silvestres ou aqueles que viajam muito para áreas de risco como sítios e fazendas, ou qualquer outra situação que possa deixar o animal vulnerável. Além disso, a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos.