Psicólogos da região Centro-Oeste se reuniram nos dias 29, 30 e 31 de agosto no Congresso de Psicologia do Cerrado (Conpcer), em Goiânia (GO). O tema central do encontro foi “A Ética e a Prática da Psicologia na Atualidade”. O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região (GO/TO), proporcionou aos participantes conferências, mesas-redondas, minicursos, e pôsteres, com a comunicação de pesquisas e atividades profissionais diversificadas e inovadoras, entre outros, e de forma gratuita para mais de 1000 participantes.
 
A programação foi desenvolvida a partir de um conjunto de atividades acadêmicas, preparadas pelas instituições de Ensino Superior do Distrito Federal, Goiás e Tocantins, juntamente com entidades de Psicologia, prestação de serviços relacionados à formação e aprimoramento profissional do psicólogo da região, entre outras. Foi abordada a ética profissional sob variados pontos de vista, alicerçadas em diversas situações vivenciadas na prática profissional, com o propósito de discutir o papel do psicólogo e o seu compromisso social. Houve também debates sobre a formação, seus impactos, tensões, desafios, perspectivas e o papel das universidades nesse processo, considerando as conseqüências para o processo de formação voltada aos Direitos Humanos.
 
“Quisemos que a mesma porta que está aberta para o psicólogo em sua casa, que é o Conselho de Psicologia, estivesse aberta também nas atividades do Conpcer. A comissão organizadora se pautou por facilitar o acesso ao oferecer toda a programação gratuita, pois todos têm o direito de se atualizar e se qualificar”, enfatiza o  presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama.

Marisangela Balz
Coordenadora de Psicologia