No dia 18 de março, 29 alunos do curso de psicologia da Unifimes, iniciaram o projeto de extensão que tem como tema: “Enlutamento: A necessidade da Intervenção Psicológica”. A primeira etapa do projeto foi a visita ao Cemitério Municipal de Mineiros, onde o professor Aristóteles Mesquita falou sobre a atual realidade do local, e a seguir realizou um momento de reflexão sobre a necessidade da atuação do profissional da Psicologia em assistir as pessoas em situações de perda, de extrema tristeza. Os alunos foram orientados acerca do processo de enlutamento, para que esse seja vivenciado até que ele seja superado para que a dor da perda não fique reprimida e consequentemente não se manifeste posteriormente num viés psicossomático.

O segundo encontro aconteceu na UNIFIMES com o filme “Sete Vidas”, o qual deixa claro que cada indivíduo reage ao luto de forma distinta, variando de acordo com sua estrutura emocional, vivências e capacidade para lidar com perdas, e este processo se dá de forma lenta e gradual com período de duração variável para cada pessoa. Posteriormente foi relacionado o processo de suicídio do personagem principal perante o acidente aéreo com o avião alemão que caiu nos Alpes Franceses.

O projeto “ENLUTAMENTO: A NECESSIDADE DA INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA” tem por finalidade o acompanhamento psicológico dos idosos da população mineirense que encontram em processo de enlutamento, além de proporcionar a comunidade acadêmica de psicologia experiências práticas acerca do acompanhamento de indivíduos em luto. Além de possibilitar uma aproximação mais dinâmica dos acadêmicos com a comunidade, reforçando a humanização do profissional em psicologia.