Costuma-se dizer que uma imagem que se vê vale por mil palavras. Considerando esta máxima é que no dia 03 de abril, os alunos do 3º período de Psicologia, respondendo à disciplina Teoria da Personalidade II, ministrada pela Profª Ms. Lorena Miranda Schmidt, encenaram, em sala, os comportamentos de pacientes com diagnóstico positivo para Transtornos de Personalidade.

A elaboração do cenário, comum a todos os grupos, bem como as vestimentas que seriam utilizadas pelos personagens foram escolhidas em conjunto e cada dupla ficou responsável por dramatizar um dos dez tipos específicos de transtornos: Bordeline, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Anti Social, Paranoico, Histriônico, Dependente, Esquiva, Narcisista, entre outros. Ao término de cada apresentação a professora amarrava o assunto fazendo considerações finais.

O resultado foi surpreendente. “O grau de assimilação com a realidade é bem aceita pelos alunos, pois, de modo geral, trazem certo grau de satisfação aos participantes e não há nenhum inconveniente em aprender brincando.” Explica e avalia a professora.

Bruna Souza