Alunos de pedagogia realizaram oficinas simultaneamente no dia 18, durante a VII Semana Universitária. Ao chegar no bloco F, era notável o colorido que ali estava. Os estudantes ao final estavam exaustos, mas com a sensação de dever comprido.

As oficinas realizadas foram do 7º período “A importância do lúdico para crianças portadoras de deficiência, jogos adaptados inclusivos”; do 6º período com “A importância do lúdico na alfabetização e letramento”; do 4º Período “A importância do lúdico na construção do raciocínio lógico matemático e na alfabetização (material dourado, ábaco)”, “Brinquedos e Brincadeiras com sucata”, “A arte de contar história: as várias linguagens da arte”; e por fim o 2º período que trouxe a temática “A importância da literatura na alfabetização e na escola inclusivamente respeitando as deficiências no processo de ensino aprendizagem”.

Os alunos ao ministrar se caracterizaram com fantasias para criarem uma ligação maior com os participantes, as salas foram decoradas, enfeitadas e eles trouxeram brinquedos a fim de  complementar o que eles estavam ensinando.

As professoras Uégina Runey Silva Barbosa, Cristina Campos de Oliveira e Nilsa Vicente da Silva, foram as professoras responsáveis por essas oficinas, elas disseram que “a expectativa é preparar os acadêmicos para que tenham experiências, a fim de quando assumirem salas de aulas, puderem relacionar a teoria com a prática.” E ainda complementaram com um agradecimento “nós só temos que parabenizar a força de vontade e o empenho dos nossos alunos”.

Wanderléia Pereira