ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARTICIPAM DO IV CURSO DE ILPF E VISITA TÉCNICA NA EMBRAPA – GADO DE CORTE, CAMPO GRANDE-MS

A viagem foi uma realização do NPB – Núcleo de Pesquisa em Bovinocultura, coordenado pelo Prof. Dr. Vinicio Araújo Nascimento- Coordenador do curso de Medicina Veterinária.

No período de 30/11 a 02/12, os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária participaram do IV Curso: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta promovido pela EMBRAPA-Gado de Corte, Campo Grande/MS.

Relevância acadêmica: Destaca-se a multidisciplinaridade do curso, os participantes tiveram acesso às informações de três componentes importantes para o sucesso do ILPF: o solo, a floresta e o animal, que implica na convergência e associação dos saberes das áreas de Agronomia. Engenharia Florestal e Medicina Veterinária, respectivamente.

Relevância Social: Simultaneamente ao curso, os líderes de governo de todo planeta discutiam, na COP 21, em Paris, a problemática das variações climáticas e suas consequências como o aquecimento global, que, com a perspectiva de elevação de 2º por ano na temperatura da terra, acarretará, futuramente, o alagamento de grandes áreas, dissipando cidades e países insulares.

Ainda como parte da programação, elaborada pelo Coordenador, os alunos participaram de uma palestra com o Pesquisador Dr. Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, sobre os Programas de Melhoramento Genético Animal em desenvolvimento pela GENEPLUS, naquela unidade da Embrapa, e visita às estruturas físicas destinadas às atividade do setor, no momento, devido à influência e conhecimento do Prof. Dr. Vinicio Araújo Nascimento, o pesquisador colocou-se à disposição para receber alunos interessados em realizar o estágio obrigatório.