No dia 13 de maio de 2024, durante o período matutino, 35 alunos do Curso de Medicina Veterinária da UNIFIMES participaram de uma enriquecedora visita técnica à BRF Unidade Mineiros. Os discentes, que estão no 8º e 9º período do curso, foram acompanhados pelos professores Eric Mateus Nascimento de Paula, Dina Maria Beltran Zapa e Rodrigo Martins Ribeiro.
A visita teve como principal objetivo proporcionar aos alunos uma vivência prática dos conteúdos abordados nas disciplinas de Tecnologia de Carnes e Derivados e Inspeção de Carnes e Derivados. A experiência permitiu aos estudantes acompanhar todo o processo produtivo, desde o recebimento das aves até a expedição dos produtos finais para comercialização.
A sequência da visita incluiu uma apresentação institucional realizada no auditório da BRF, onde os alunos puderam conhecer a história e a missão da empresa. Em seguida, houve uma visita guiada pelas instalações da indústria. Os alunos tiveram a oportunidade de observar de perto o rigoroso processo de produção do frango e do Chester, verificando todas as etapas, desde a linha de abate até o empacotamento dos produtos.
Para garantir a segurança de todos os participantes, foram fornecidos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e os alunos foram devidamente orientados quanto às medidas de segurança a serem seguidas dentro das instalações da indústria.
A visita foi concluída com um lanche preparado pela BRF, proporcionando um momento de confraternização entre alunos, professores e profissionais da empresa. Essa experiência prática é fundamental para complementar a formação acadêmica dos futuros médicos veterinários, permitindo-lhes aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em um ambiente real de produção industrial.
O feedback dos alunos foi extremamente positivo, destacando a importância de atividades como essa para a formação profissional. A UNIFIMES agradece à BRF Unidade Mineiros pela recepção e pela oportunidade de aprendizado proporcionada aos seus alunos.