Alunos e docentes do curso de Medicina da UNIFIMES em Trindade participam de campanha de doação de sangue nessa sexta (19), por meio do projeto de extensão Trote Solidário: Doe vida, em parceria com o Hemocentro de Goiás, em Goiânia.

Segundo a coordenadora do projeto, Carla Danielle Dias Costa, o intuito da campanha é incentivar os alunos a exercerem seu papel social através da doação de sangue, em prol do tratamento de pacientes com COVID-19 e outras doenças. A estimativa é que se alcance cerca de 70 doações para que, através delas, o Hemocentro consiga atender mais algumas unidades que necessitam de sangue e de hemoderivados.

Entre os doadores estão docentes e alunos dos cursos de medicina, farmácia, biomedicina, fisioterapia, medicina veterinária de instituições de ensino superior da cidade de Goiânia e Trindade. A ação também conta com doações de pessoas da comunidade local.

Segundo a diretora-técnica da unidade, Ana Cristina Novais, em notícia publicada pelo Hemocentro de Goiás no dia 10 de Março de 2021, a Hemorrede Pública de Goiás registrou no último mês um déficit de 49% em seus estoques de sangue e hemocomponentes, definindo o período como o pior cenário enfrentado desde o início da pandemia.

Para participar da campanha é necessário realizar o agendamento prévio pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBPXi_LgU71wVJwdecX4U__POFrFAB88FC-nxWPQ8Arc-9VQ/viewform

Tal medida é importante visando dar segurança aos doadores, no intuito de evitar aglomerações devido a pandemia Covid-19. O agendamento também pode ser realizado pelo site do hemocentro agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.

Informações importantes: é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 59 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a Coronavac ou Covaxin, e sete dias após a aplicação das demais. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Projeto de extensão “Trote Solidário: Doe Vida”

Coordenação: Prof. Carla Danielle Dias Costa
Alunas extensionistas: Giovanna Katopodis e Nathália Moraes