A seringueira é uma árvores nativa do Bioma da Amazônia, que pode ser cultivada em algumas regiões do Brasil. Seu látex possui um alto valor comercial no mercado de Borracha, e hoje a produção é de 460 mil toneladas, atendendo apenas a 70% do consumo no mercado brasileiro. De acordo com a Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor), até 2030 o País deve chegar a um consumo anual de 1 milhão de toneladas de borracha natural sendo que quem produzir, vai ter mercado. 

A sangria da seringueira é uma das práticas mais importantes da cultura, pois além de ser um fator que determina a vida útil do seringal e a produtividade, responde por aproximadamente 60% dos custos totais da borracha produzida.

O curso foi Ministrado por um Instrutor do Senar – GO, para as turmas de Eng. Florestal do 1º, 8º, 9º períodos durante os dias 21, 22, 23 de maio, perfazendo 28 horas de curso, onde parte dele foi realizado na FELEOS sendo que a parte pratica em um plantio de Seringueira no Município de Portelândia.