Após parceria firmada entre o Centro Universitário de Mineiros- UNIFIMES- e produtores rurais da região, estão sendo implantados diversos experimentos, dentre eles, destacamos a cultura da alface. Os relatos sobre esta hortaliça são bastante antigos: a cultura é originária da antiga Mesopotâmia onde era consumida por gregos e romanos e vem sendo cultivada desde então. Hoje desponta como principal hortaliça folhosa consumida a nível nacional e mundial. Na região do Centro-Oeste é uma das principais culturas trabalhadas pela Agricultura Familiar.

A proposta está sendo desenvolvida junto ao produtor João Batista Ferreira Costa, que atua na área de olericultura (cultivo de hortaliças) há aproximadamente 10 anos. O estudo está sendo conduzido pelos acadêmicos do curso de Agronomia Augusto Tomazele e Elimar de Macena Rodrigues sob a supervisão do Prof. Dr Luiz. Leonardo Ferreira, docente da instituição.

A proposta tem como objetivo avaliar diversos fertilizantes nitrogenados de liberação gradual, nos dois principais tipos de alface cultivadas no município de Mineiros-GO.

Na ocasião serão coletadas informações como: peso e diâmetro da cabeça da alface, número de folhas, diâmetro e comprimento do caule, além do rendimento. O próximo passo será analisar os dados e repassar as recomendações aos produtores e demais envolvidos na cadeia produtiva desta folha, com objetivo de potencializar o cultivo da alface na região e o fortalecimento da Agricultura Familiar.