O aluno Lucas Freire, aluno do 10º período do curso de Medicina Veterinária, está participando de estágio na fazenda Back Track Dairies Ltd, localizada próximo à cidade de Rakaia, no estado de Canterbury – Nova Zelândia.

Segundo Lucas, sua rotina começa por volta das 4:30h, quando iniciam a primeira ordenha do dia, que normalmente vai até as 9:00h. Após isto há um intervalo para café da manhã, e então  voltam a realizar diferentes tarefas da fazenda.

Lucas nos conta que um grande diferencial do sistema de produção na Nova Zelândia é que eles fazem estação de monta também nas vacas de leite e todos os partos das fazendas se concentram entre os meses de agosto a outubro. É o que chamam de “Calving Season” ou ”Época de Parição”. Com isto, durante esses meses, eles devem estar observando os lotes das matrizes para ver se algum animal entrou em trabalho de parto para que possam começar a cuidar dos bezerros e separar as matrizes recém-paridas para o outro lote da fazenda.

À tarde eles realizam a segunda ordenha do dia e fazem a coleta do colostro das vacas recém-paridas, que será fornecido aos terneiros em seguida.

A propriedade é composta por 380 ha e serão ordenhadas até o final da temporada 1200 vacas por dia em dois currais, sendo que cerca de 500 vacas pertencem a uma parte do qual eles chamam de “Fazenda Biológica” e o restante na parte “Convencional“ da fazenda.

De acordo com o pesquisador norte-americano Neal Kinsey, que presta consultoria na fazenda, a parte “Biológica” é um experimento em que o proprietário está fazendo, no qual consiste em uma diferente forma de adubar a terra, fornecendo nutrientes necessários para o desenvolvimento do solo, controlando níveis de cátions e anions para balancear os níveis de saturação de base, para obter um solo “ideal”. Na fazenda ”Convencional”, a adubação é feita de acordo com as exigências da forrageira (Azevem e trevo), como de comum.

De acordo com eles a adubação biológica tem por objetivo ser mais econômica e eficiente. Na parte biológica eles tiveram 3% de vacas com Febre do Leite, enquanto que na parte convencional obtiveram cerca de 6% de casos, que é o problema que os fazendeiros da Nova Zelândia mais enfrentam no período puerperal.

Após o período de parição eles dão início à “Estação de Monta”, que dura por volta de 10 semanas. Estes manejos são realizados entre outubro e dezembro, normalmente.  Após isto as vacas continuarão a serem ordenhadas até os meses de junho, quando serão secadas novamente para entrarem no período de pré-parto.

Lucas nos conta que, com o estágio, ele está tendo a oportunidade de obter conhecimentos sobre Manejo de pastagem, Sanidade animal, Reprodução animal entre outros setores da bovinocultura leiteira dentro do sistema de produção de Neozelandês, além de melhorar o nível do idioma inglês e também ter de lidar com mudanças climáticas a culturais devido ao fato de ter que trabalhar com pessoas de vários lugares do mundo.