Uma das principais funções da Universidade é levar sua ação transformadora a todos os espaços que a circundam: ensino básico e médio, associações, cooperativas, sindicatos, casas de cultura, cidade e campo.Onde estiverem as pessoas, e os demais seres vivos, ela deverá contribuir para a proteção e o aperfeiçoamento da vida em todas as suas formas.
     Atendendo a este requisito, o PROEAF – Programa de Extensão Universitária de Apoio ao Agricultor Familiar executado pelos acadêmicos do 4º Ano de Administração da FIMES/2006: Aidê Borges Vieira Martins, Cássio Teodoro Carrijo, Luciana Carrijo Dutra, Marly Francisca Silva Dutra, Natalina Auxiliadora Rezende Oliveira, Zélia Borges de Souza e sob a orientação dos professores: Márcia Maria de Paula e Luiz Antônio Alves Costa, surgiu com o objetivo de prestar assessoria administrativa de caráter gratuito aos agricultores familiares, mais especificamente aos detentores dos financiamentos do PRONAF.
     A importância da agricultura familiar no contexto sócio-econômico do Estado de Goiás é indiscutível, haja vista que dos estabelecimentos rurais existentes, em torno de 71% são de agricultores familiares. Em Mineiros temos 437 famílias beneficiárias do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, muitas das quais enfrentam dificuldades para gerir os recursos dos financiamentos e não conseguem pagar as parcelas.
     O PROEAF tem como parceiros as entidades que atuam nos processos de liberação dos financiamentos do PRONAF: AGENCIARURAL, CREDMIN e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além da FIMES como instituição responsável pela formação dos acadêmicos envolvidos. Suas ações foram planejadas para levar o agricultor familiar a conseguir lucros com a atividade que desenvolve, melhorando assim o padrão de vida da sua família.
     Foi realizada uma pesquisa por amostragem para detectar o grau de satisfação com o PRONAF, as falhas apresentadas, as dificuldades e o percentual de inadimplência; algumas propriedades foram visitadas pela equipe para constatar "in loco" a eficácia da aplicação dos recursos oriundos dos financiamentos.
     Um Balcão de atendimento foi montado em uma das salas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para prestar atendimento personalizado ao agricultor familiar, beneficiário do PRONAF ou interessado em conseguir seus recursos. Nesse local o agricultor pode receber orientação sobre a cédula do financiamento, planilhas de custos e projeção de lucros.
     No dia 07 de outubro de 2006 o PROEAF promoveu o primeiro dia de campo com enfoque administrativo direcionado aos agricultores familiares, na Fazenda Três Barras, escolhida pelo fato de apresentar um resultado operacional positivo com os financiamentos do PRONAF. A atividade principal desenvolvida pelos proprietários é a pecuária leiteira. O tema central das palestras foi "Gestão Administrativa na Agricultura Familiar" e as visitas técnicas (à ordenha, canavial e pastagem) foram acompanhadas de explicação e demonstração de resultados.
     Para divulgar o dia de campo e as ações do PROEAF foram confeccionados: convites, cartazes, faixas e uma cartilha convidando o agricultor familiar a conhecer e utilizar as ferramentas administrativas que o Programa oferece.
      O PROEAF deverá ter continuidade nos próximos anos com novos acadêmicos do curso de Administração e poderá absorver estagiários dos cursos de: Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal, Ciências Contábeis e outros que poderão disponibilizar seus conhecimentos em prol de um segmento tão importante como é o caso da agricultura familiar.

Matéria enviada por
Zélia Borges de Souza