O ZOOTEC é o maior evento dos profissionais da Zootecnia no Brasil. Nele acontecem o Congresso Brasileiro de Zootecnia, Congresso Internacional de Zootecnia, Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia, o Fórum de Entidades de Zootecnistas, o Fórum de Coordenadores de Cursos de Zootecnia das Universidades Brasileiras e o Fórum de Estudantes de Cursos de Zootecnia das Universidades Brasileiras.
     A edição 2007 do ZOOTEC terá como tema central "A Zootecnia frente a novos desafios", procurando debater os rumos da Zootecnia, diante de fatos relevantes, para firmar a atuação do profissional no contexto dos mercados regionais, nacional e internacional, como um agente gerador de inovações no campo da produção, industrialização e distribuição dos produtos de origem animal.
     Outro diferencial do evento será o espaço destinado à apresentação de experiências de inovações no ensino de Zootecnia no Brasil.
     O Coordenador do Curso de Zootecnia, Profº Emílio Smiljanic Júnior, que é Presidente do Fórum de Coordenadores de Cursos de Zootecnia das Universidades Brasileiras, estará juntamente com mais de 35 acadêmicos representando o curso de Zootecnia/ICA/FIMES, apresentando trabalhos e participando das palestras, mini-cursos e exposições.
     Segundo o Profº Emílio esta é mais uma oportunidade de demonstrarmos o potencial da atividade do profissional da Zootecnia, bem como aprimorar os conhecimentos adquiridos na academia. "O fato de termos seis projetos aprovados para o ZOOTEC 2007 significa uma vitória e uma conquista relevante do curso de Zootecnia da FIMES. Agradeço o empenho dos professores orientadores e dos acadêmicos participantes. Tenho certeza que nossa participação trará futuras parcerias" declarou Profº Emílio.
     Cerca de 1,5 mil estudantes, produtores e profissionais são esperados no Zootec 2007, que será realizado de 29 de maio a 1º de junho, no Parque Ney Braga, em Londrina. O evento vai trazer à cidade profissionais e palestrantes de renome, que vão debater a cadeia do agronegócio, responsável por 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
     Segundo a presidente da Comissão Organizadora, Nilva Fonseca, a programação inclui temas importantes para que os profissionais da cadeia produtiva possam oferecer soluções e alternativas. Ela lembrou que Londrina e o Paraná – de forte tradição agrícola, têm todas as condições para sediar, com sucesso, o Zootec. O último congresso foi realizado em 2006, em Recife (PE).
     A programação inclui temas como agronegócio, agroecologia, melhoramento animal e biossegurança (veja detalhes, aqui no site). Os painéis serão proferidos por especialistas de várias universidades e institutos de pesquisa brasileiros, como Embrapa, Unesp, Emater, PUC/Campinas, UEM, USP, UnB, Instituto de Zootecnia/Sertãozinho e UEL.
Estão previstos, ainda, dez minicursos, sobre cães e gatos, georreferenciamento rural, boi verde, doma racional, preparo de bovinos leiteiros, alimento seguro, animais silvestres, ambiente de produção, bolsa de mercadorias futuras para arroba de carne bovina e avaliação de carcaça por ultrassonografia. 
    Maiores informações no site oficial do evento <https://www.uel.br/eventos/zootec2007/index.php>