O acadêmico Fabrício de Freitas do 4° ano da Faculdade de Engª Florestal, neste mês de julho realizou uma experiência fantástica, que foi conhecer a floresta amazônica.

Foram 30 dias intensos em plena Amazônia central participando com alunos da engenharia de todo Brasil de um curso/estágio de “Manejo Florestal” numa das áreas experimentais do INPA- Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, coordenado pelo Engenheiro Florestal Dr. Niro Higuchi, líder do Departamento de Silvicultura Tropical, Manejo Florestal do INPA.
Segundo Fabrício “o contato direto com projetos de pesquisas realizadas à mais de 28 anos na floresta amazônica, técnicas de inventário florestal, novos softwares que facilitam e dinamizam o trabalho do profissional, além de compreender um pouco mais da importância do Engenheiro Florestal dentro desse setor que está crescendo e necessitando cada vez mais de profissionais qualificados, foi de grande valia. Contudo, estamos falando de uma área profissional que não envolve somente nossa região. Os recursos florestais são um bem de todos, e precisa de um conhecimento técnico-científico para compreender a dinâmica florestal de cada região, para então aplicar-se de fato o tão esperado Manejo Florestal Sustentável, já que o Manejo é considerado pelos profissionais da área o ápice da Engenharia Florestal”.
Finalizando seu depoimento, o acadêmico afirma: “se é que se pode aconselhar, conheçam a Amazônia dentre ‘MITOS E VERDADES’ a relevância nas pesquisas que tanto o INPA, quanto outras instituições de alta responsabilidade e competência realizam neste bioma que tão cobiçado é pelo mundo inteiro”.
As fotos do curos/estágio estão disponíveis no site da FIMES – www.fimes.edu.br.
Maiores informações sobre estágio procure a Coordenação de Estágio da FIMES, Prof. Rejane Aparecida de Carvalho Pohlmann.

Fonte: Matéira enviada por:
Prof. Rejane A. de Carvalho Pohlmann
Escrita por: