Tendo como referência um estudo da obra do artista plástico Frans Krajcberg, os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de Perolândia, sob a coordenação da acadêmica e professora Edilaine Lopes de O. Freese, do curso de Arte Educação da FIMES, realizaram no dia 20 de maio a exposição ‘UM OLHAR SOBRE O CERRADO’.
     Durante a exposição observa-se a preocupação dos alunos com a preservação do bioma Cerrado, comungando do pensamento do artista estudado. Convém salientar que o artista (Frans) trabalha especificamente denunciando as atrocidades ecológicas, como as queimadas, que ocorrem na Amazônia. O material foi recolhido e trabalhado no período de fevereiro a maio do corrente ano.
    “O trabalho de releitura é o fazer artístico que procura efetivar uma produção baseada na compreensão de uma obra ou de um artista lidos, sem se ater a semelhanças com o original. Essa nova leitura é o ato de experimentar a criação, tomando como referência a imagem lida apenas como suporte. Nasce, assim, uma recodificação e atribuições de novos significados a um tema já existente” explica Edialine.
    O enfoque desta exposição foi a ESCULTURA, que é um objeto tridimensional, que possui uma multiplicidade de formas em três dimensões (altura, largura e profundidade), além das características com textura e volume.
    “A grande vantagem da releitura artística é que, mesmo que o artista tenha tido sua proposta ao criar, você pode vislumbrar a sua ao observar. Essa é a grandeza da arte” ressalta Edialine.
    A Coordenadora de Graduação da FIMES, Prof. Msc Irondina de Fátima Silva prestigiou o evento e concluiu: “é com satisfação que vemos o que um curso pode propiciar na vida pessoal e profissional de seus envolvidos. Além disso, o envolvimento de outras pessoas é feito de maneira única. O que quero dizer? Este trabalho é uma releitura em relação ao autor original, mas no âmbito do Cerrado é uma grande novidade e uma proposta inovadora. Nós da FIMES ficamos satisfeitos em contribuir com o aprendizado destes alunos do PETI de Perolândia, bem como de toda a sociedade que prestigia este evento. Parabéns Edialine por sua ousadia e criatividade, parabéns por conseguir envolver e desenvolver um espírito artístico e crítico em seus alunos e, espera-se, nos que visitam sua exposição. Diante de tanta beleza e denúncia, creio firmemente que o papel da FIMES, enquanto promotora do conhecimento científico, foi *****prido. Sucesso!”
    As fotos do evento ‘UM OLHAR SOBRE O CERRADO’ estão disponíveis no link ‘FOTOS 2009’ na página da FIMES na internet (www.fimes.edu.br). Confira!

Fonte: Departamento de Comunicação
FIMES