No dia 14 de março de 2018, na Unidade III da Unifimes – Colégio Polivalente – estudantes de todas as turmas do curso de Educação Física reuniram-se no pátio do Colégio para discutirem assuntos relacionados ao curso, com foco central para organizar um Centro Acadêmico (C.A.).
A assembléia, planejada e liderada pelo acadêmico Alan Jhonny, do 8º período, foi conduzida de modo a apresentar aos estudantes aspectos sobre as funções de um Centro Acadêmico; as diferenciações entre CA e Atlética; o processo de eleição de uma chapa representativa; entre outros.
O objetivo da assembléia foi esclarecer o que é um Centro Acadêmico, bem como apresentar e aprovar coletivamente um regulamento sobre o processo eleitoral de uma chapa que possa representar os estudantes nas ações e processos que dizem respeito às atividades de ensino, extensão e pesquisa existentes no universo acadêmico que refletem em sua formação. Para tanto, foi constituída uma comissão eleitoral composta por 3 membros titulares e 3 suplentes, além de ter sido exposto um calendário contendo datas para a realização de inscrições. Os presentes votaram a favor da aprovação da proposta apresentada, concordando com as datas e as normas contidas no documento, organizado pelo estudante Alan.
A chapa eleita terá o direito de ter um representante que será a voz dos estudantes nas reuniões de Colegiado do curso de Educação Física, que acontecem mensalmente na Unifimes e sempre contou com a participação de estudante convidado pela coordenação do curso. Além dessa participação, o Centro Acadêmico assume um papel importante, frente aos demais acadêmicos, marcado por processos democráticos que valorizam o protagonismo estudantil em ações políticas, culturais, econômicas e outras de diversas dimensões que atravessam as relações entre acadêmicos e Universidade.