Os acadêmicos do 3º período do curso de Medicina Veterinária da UNIFIMES Centro Universitário de Mineiros sob a supervisão do docente Eduardo Rabelo tiveram aula de metodologia de treinamento na forma vivencial, uma dinâmica de grupo.

Especificamente, essa dinâmica foi desenvolvida pela Universidade Federal de Lavras-MG com objetivo de que os participantes possam vivenciar a realidade do mercado agropecuário com todas as suas imperfeições.

A atividade foi uma competição onde os alunos foram divididos em grupos representando as fazendas, e durante um tempo cronometrado eles foram desafiados a comprar insumos e revender produtos objetivando ganhar dinheiro. Alguns alunos faziam papel de fornecedores de insumos e outros o papel de compradores da produção, simbolizando a formação de oligopólios.

Ao final, de volta a sala, todos discutiram discutido o aprendizado, o que fizeram de certo e o que fizeram de errado. “Por ser vivencial, certamente nunca mais esquecerão a importância de estar bem informados, da organização e do associativismo para enfrentar os desafios de um mercado que é extremamente competitivo e impiedoso”, concluiu Eduardo.