No último dia 28 de maio de 2024, os acadêmicos do 9º período do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) participaram de uma Audiência Pública organizada pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mineiros, representada pelo Dr. Rodrigo Carvalho Marambaia (Promotor de Justiça). O evento teve como tema central a apresentação do Programa Goiás Contra a Carne Clandestina, uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) em parceria com diversas instituições.
A audiência foi realizada às 19h30min, no auditório do UNIFIMES, e contou com a participação de diversos representantes de órgãos e entidades. Entre eles, estavam membros da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), da Prefeitura Municipal de Mineiros, do Ministério Público e da própria UNIFIMES. Além da comunidade externa, composta por donos e representantes de supermercados e açougues.
Os alunos do 9º período, que atualmente cursam a disciplina de Inspeção de Carnes e Derivados sob a responsabilidade da Profa. Dra. Dina Maria Beltran Zapa e a disciplina de Saúde Pública, ministrada pelo Prof. Dr. Eric Mateus Nascimento de Paula, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a importância da inspeção e controle da qualidade da carne, além de compreenderem melhor as ações do Programa Goiás Contra a Carne Clandestina.
O evento destacou a relevância do combate à comercialização de carne clandestina, abordando os riscos à saúde pública e as medidas legais e sanitárias necessárias para garantir a segurança alimentar da população. A composição da mesa diretiva durante a audiência reforçou a integração entre os diferentes setores na luta contra essa prática ilegal, promovendo uma discussão rica e informativa para todos os presentes.
A participação dos estudantes do UNIFIMES em eventos como esse é essencial para a formação de profissionais conscientes e preparados para enfrentar os desafios da saúde pública e da segurança alimentar, contribuindo para um futuro mais seguro e saudável para a comunidade.