Alunos/as do curso de Educação Física, do 3º período, realizaram aula prática na disciplina Fisiologia do Exercício, ministrada pelo Prof. Me. Evandro Salvador, e através de uma análise do teste de esforço físico, conseguem demonstrar que o exercício é capaz de estimular as células do corpo a consumir glicose como fonte de energia.

O teste realizado contou com a participação de todos/as da turma, com 4 (quatro) voluntários para aplicar o experimento, sendo 2 considerados atletas ativos (com 85kg e 81kg), um deles iniciante em atividade física (com 66 kg) e um considerado inativo (sedentário e com 60 kg).  Foi verificado a taxa glicêmica dos quatro sujeitos, antes do teste, bem como a pressão arterial (P.A.) – em repouso. Os níveis de glicose sanguínea e a P.A., antes do exercício, foram os seguintes:

Atleta 1: P.A em 130/80 mmhg e glicemia 94.

Atleta 2: P.A em 120/80 mmhg e glicemia 101.

Iniciante: P.A em 120/80 mmhg e glicemia 136.

Inativo: P.A em 100/60 mmhg e glicemia 91.

Após a verificação desses níveis em repouso, os quatro participantes ingeriram uma solução de água com açúcar (dosado de acordo com o peso de cada sujeito), no intuito de provocar um aumento na taxa de glicose.

O teste proposto, com exercícios de longa duração e de predominância aeróbia, obteve duração de 55 minutos e foi capaz de demonstrar que durante os primeiros 40 minutos de exercício a taxa de glicemia (açúcar no sangue), após ter sido elevada de modo considerável, diminuiu em razão das adaptações fisiológicas que o organismo realizou. O estudo mostra que o exercício físico, nesse caso o aeróbico (realizado com caminhas, trotes e corrida), estimula a produção e liberação de insulina que, por sua vez, estimula as células do corpo a captar a glicose que circula no sangue. Por outro lado, a atividade mostrou que a pressão arterial, durante o exercício, apresenta um aumento significativo, mas, após o esforço, a pressão tende a diminuir de forma considerável e mantém nível mais baixo.

Dessa forma, ficou evidente que a atividade física é um fenômeno que ajuda na prevenção de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão arterial. Portanto, o exercício físico tem o poder de reduzir a pressão arterial no pós-exercício.

Alunos que participaram do estudo:

Denis; Heber; Diego Alves; Andressa; Bruno; André; Gustavo; Vinícius; Daniel; Deimidelma; Diego Soares; Lucas; Henrique; Lilia; Vitor, Wilson e Willian.