Nos dias 20 e 21 de janeiro, os estagiários Érika, Juciene, Marinara, Rafaela, Samuel e Wellen (alunos do 9º período de Veterinária) participaram do primeiro censo animal realizado em Curitiba, Paraná. Os alunos estão participando de estágio extracurricular decorrente de convênio entre os Professores Dr. Fábio André Pinheiro de Araújo e Dr. Alexander Welker Biondo que visa trocar experiências entre seus projetos de extensão e pesquisa.

O Prof. Dr. Alexander Biondo trabalha na área de Medicina Veterinária do Coletivo, também conhecida como Shelter Medicine, área que tem por objetivo cuidar dos cães e gatos criados em grande número, como em abrigos, centros de zoonoses, ONG’s e protetores de animais. Essa área tem sua importância crescente devido ao aumento de animais errantes nas cidades e ausência de políticas públicas sobre o assunto em muitos municípios. Ela integra ainda atividades transdisciplinares envolvendo a Saúde Pública e outros profissionais de saúde envolvidos no NASF (Núcleo de Assistência à Saúde da Família), inclusive psicólogos voltados ao tratamento de transtornos de acumulação compulsiva.

Os estagiários do Prof. Dr. Fábio trarão experiências importantes para a cidade de Mineiros, podendo auxiliar na problemática dos animais abandonados encontrados nas ruas. Além disso, a oportunidade de estagiar em uma das melhores universidades do país com certeza representará um grande enriquecimento pessoal e profissional para esta equipe de estagiários. “Em junho de 2016 tive a oportunidade de assistir uma palestra do Prof. Dr. Biondo na UFG de Jataí, ocasião em que seis alunos da UNIFIMES também estiveram presentes. Foi neste momento que fiz contato e parceria, tendo em vista a problemática de Mineiros e visando capacitar meus alunos para projetos de extensão e pesquisa. Foi uma sorte tremenda, tendo em vista a relutância de algumas instituições em receber estagiários extracurriculares”, afirmou o Prof. Dr. Fábio.

Este ano o Prof. Dr. Fábio possui projetos de extensão ligados à castração de animais e educação em saúde que pretende utilizar em benefício da cidade de Mineiros. Os projetos precisam de parceiros, principalmente no que se refere a trazer profissionais de renome nacional para palestras e cursos de capacitação. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail fabioandre@fimes.edu.br.

Mais informações sobre o censo em Curitiba nos links abaixo: