O acadêmico de Medicina Ian Victor Guimarães Fernandes, do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), publicou um artigo, fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso na revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales (vol. 18, n.5, 2025), com Qualis-CAPES A4.
A puericultura desempenha um papel crucial no apoio às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) desde tenra idade, promovendo seu desenvolvimento e bem-estar. O estudo objetivou compreender a importância da puericultura no diagnóstico precoce do TEA, bem como os testes usados na puericultura no rastreio do TEA, a identificação dos principais indicadores para detectar os sinais do TEA e os fatores psicossociais presentes no diagnóstico de TEA, além de analisar o papel do médico no diagnóstico precoce do TEA. Evidenciou-se a importância de que o puericultor seja capacitado para reconhecer e avaliar os marcos do desenvolvimento e os sinais precoces de TEA, sendo os instrumentos de rastreio ferramentas úteis para tal fim, porém levando em conta as limitações deles. Por fim, pôde-se constatar como o diagnóstico precoce ainda é uma realidade distante para a maioria da população.
O estudo pode ser acessado pelo link abaixo: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/18037
Autores: Ian Victor Guimarães Fernandes; Armante Campos Guimarães Neto.