A acadêmica da quarta turma do curso de medicina da Unifimes, Laís Corrêa Marques, bolsista do programa de iniciação científica da Unifimes, juntamente com Pesquisadores da Unifimes Dra. Camila Botelho Miguel, Dra. Melissa Carvalho Martins de Abreu e Dr. Wellington Francisco Rodrigues, publicou o artigo “Predicting Blood Parasite Load and Influence of Expression of iNOS on the Effect Size of Clinical Laboratory Parameters in Acute Trypanosoma cruzi Infection With Different Inoculum Concentrations in C57BL/6 Mice” na revista internacional de alto prestígio da comunidade científica, denominada “Frontiers in Immunology” (Qualis A1, fator de impacto = 7,53). Os pesquisadores encontram-se envolvidos com novas investigações na tentativa de construir evidências consistentes que possam ser aplicadas no futuro.

O trabalho avaliou diversos parâmetros clínicos laboratoriais em camundongos imunocompetentes e imunossuprimidos, infectados com diferentes concentrações de inóculos do agente relacionado ao desenvolvimento da Doença de Chagas, o Trypanosoma cruzi. Foram descritos os efeitos da infecção em relação à concentração dos inóculos para cada parâmetro clínico-laboratorial avaliado em camundongos C57BL/6 selvagens e com supressão do gene iNOS (iNOS-/-). Dessa forma foi possível avançar no conhecimento da relação parasito-hospedeiro, o que abre perspectivas para alcançar melhorias no diagnóstico e na compreensão do prognóstico da doença de Chagas.

O estudo contou com a integralização de Pesquisadores da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (Prof. Dr. Javier Emilio Lazo-Chica e Prof. Dr. Carlo José Freire Oliveira), onde juntamente com Pesquisadores da Unifimes integram o Núcleo de Pesquisa em Patologia Experimental e Humana, cadastrado no CNPq.

De acordo com os autores, a complexidade da doença dificulta as relações assertivas do diagnóstico e futuro prognóstico. A compreensão dos diferentes mecanismos das relações parasito-hospedeiro permitirá avanços preciosos nesta área, sobretudo no que tange a busca por uma melhor qualidade de vida para as pessoas infectadas com o parasito.

O estudo pode ser encontrado na integra no link a seguir:

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fimmu.2022.850037/full?&utm_source=Email_to_authors_&utm_medium=Email&utm_content=T1_11.5e1_author&utm_campaign=Email_publication&field=&journalName=Frontiers_in_Immunology&id=850037