A Secretaria do Audiovisual e a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, em parceria com a SOFTEX, estão promovendo a primeira edição do BR Games, concurso que fomentará a produção de dez demos jogáveis.
     A iniciativa conta também com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos – Abragames e do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – File.
   “O setor brasileiro de jogos eletrônicos vive um momento de expansão internacional, mas principalmente como prestador de serviços. Um dos principais objetivos do BR Games é possibilitar às empresas brasileiras a chance de produzir jogos de autoria própria, um dos pontos-chaves para o fortalecimento da indústria de conteúdo audiovisual, além de localizar novos talentos”, explica seu coordenador-executivo, Bernardo Manfredini.
    O concurso contempla dois públicos-alvo distintos com diferentes modalidades de apoio financeiro:
• Pessoas físicas – serão selecionados 7 demos jogáveis desenvolvidos por estudantes ou profissionais da área. Os melhores projetos receberão uma verba de R$ 70 mil, cada. Os escolhidos deverão constituir empresa ou firmar acordos de co-produção;
• Empresas – os 3 melhores demos receberão uma verba de R$ 140 mil. Desse valor, 80% será viabilizado por investimento público e 20% por contrapartida das empresas vencedoras, que para inscrever-se devem comprovar a publicação de ao menos um jogo.
     Para participar é necessário o envio de uma proposta. O modelo pode ser encontrado no site: https://www.brgames2009.com.br.
     Ela será avaliada por uma comissão integrada por profissionais do segmento de jogos de computador e entretenimento digital. Em uma segunda etapa, 20 projetos serão selecionados para uma defesa oral. Desses sairão os dez vencedores, que terão seis meses para trabalhar no desenvolvimento final.
   “Os autores dos projetos selecionados passarão por um workshop sobre desenvolvimento de projetos de jogos eletrônicos, formatação, produção e mercado internacional. Suas empresas passarão a integrar a vertical de games do Brazil IT (antigo PSI-SW) e os jogos vencedores serão apresentados na edição do ano que vem da Game Connection, evento paralelo à Games Developers Conference, em São Francisco, nos Estados Unidos”, destaca o coordenador-executivo do BR Games.
     De acordo com Manfredini, a fase preparatória para o desenvolvimento final do produto é muito importante dentro do BR Games. “Os contemplados terão a oportunidade de conhecer melhor as demandas desse segmento e serão orientados por experientes profissionais do setor. O objetivo final é o de capacitá-los e estruturá-los de maneira que realmente possam posicionar-se de forma mais competitiva no mercado, não só no Brasil, mas também no exterior”, conclui.
 Informações detalhadas sobre o concurso BR Games no endereço www.brgames2009.com.br. As inscrições encerram-se em 25 de junho.

Fonte: www.olhardigital.com.br
Acessado em 14/05/2009