Cientistas do Brasil e do exterior vêm alertando, há cerca de dez anos, sobre a presença de compostos na água que chega até nós pelas torneiras.
     Foram encontrados resíduos de café, colesterol, hormônios sexuais, produtos industriais e uma infinidade de substâncias microscópicas que passam pelo sistema de tratamento das cidades brasileiras.
      Segundo todos os padrões internacionais de potabilidade, a água que chega é limpa e está pronta para beber. O problema é que, até hoje, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não avaliou os riscos para a saúde desses resíduos.
     Mas a maior preocupação é com os hormônios. Por exemplo, aqueles que existem em comprimidos anticoncepcionais, que são expelidos pelo organismo de mulheres e liberados na água todos os dias. Por enquanto não se sabe se isso pode causar algum problema à saúde humana, mas os hormônios em excesso já estão alterando o desenvolvimento de espécies de plantas e animais nas represas.
     Segundo o professor Ivanildo Hespanhol, diretor do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água da USP, peixes e sapos hermafroditas foram encontrados nas represas de São Paulo e ele acredita que isso tenha a ver com o excesso de hormônio presente na água.
      Mas será que não faz mal? Fica a dúvida…

Fonte: www.nota10.com.br
Acessado em 28/05/2009