Uma pesquisa conduzida pela psicóloga Frances Rauscher, da Universidade Wisconsin, e pelo físico Gordon Shaw, da Universidade da Califórnia, ambas nos Estados Unidos, revelou que o ensino da música é muito importante para o aprendizado do estudante desde a infância, inclusive para facilitar a compreensão da Matemática.
     Os estudiosos separaram crianças em fase pré-escolar em três grupos: aqueles que tiveram aulas de piano uma vez por semana, outro cujos membros da mesma classe treinaram em computadores e um terceiro que não teve nenhuma instrução especial.
     Os pianistas iniciantes tiveram notas 34% superiores às dos outros grupos, nos testes destinados a medir a capacidade de raciocínio têmporo-espacial, características requeridas para a matemática, o xadrez, a ciência e a engenharia.
       Embora a disciplina de Música já seja obrigatória nas escolas no Brasil, por força de uma lei sancionada no ano passado, ela só deverá ser incluída na grade curricular das escolas públicas e privadas do país no prazo de três anos.

Fonte: www.nota10.com.br
Acessado em 11/12/2008