Muitos pais já perceberam que o ensino do inglês no aprendizado das crianças é considerado fundamental atualmente. Por isso eles começam a apostar desde cedo suas economias e expectativas para que os filhos cresçam falando, pelo menos, dois idiomas. Por esse motivo a busca por escolas de educação bilíngüe tem crescido no Brasil.
     Dados do Ministério da Educação (MEC) revelam que, de 2005 a 2007, foram abertas 40 novas escolas de alfabetização simultânea em dois idiomas no país – um aumento de 25%.
    De acordo com Miriam Collares Romero Sanson – Coordenadora Pedagógica da Escola Americana de Joinville – o inglês, em muitos casos, tem sido tradicionalmente ensinado na abordagem behaviorista. É iniciado com o verbo ‘to be’, ditados ou frases decoradas. “É preciso questionar a metodologia do ensino do segundo idioma. A criança deve receber subsídios para imergir na língua, aprender brincando assim como no português”, analisa.
    Identificar se um colégio é realmente bilíngüe está na pauta dos temas debatidos no I.S.O Bilingual Education 2008 – International Symposium of Bilingual Education -, um congresso a ser realizado nos dias 20 e 21 de junho no Hotel Tannenhof, em Joinville – Santa Catarina.
    O primeiro simpósio internacional de educação bilíngüe vai colocar frente-a-frente importantes nomes da pesquisa em educação do mundo, entre eles José Pacheco, da Escola da Ponte, e Marta Inéz Gonzalez, do centro de pesquisa americano Child Development Association.

Fonte: www.nota10.com.br
Acessado em 13/06/2008