Entre os dez fatores mais importantes para o sucesso de uma rede de ensino que consegue se destacar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mesmo enfrentando as dificuldades conhecidas e comuns a toda rede no Brasil, está o incentivo à leitura.
     É por meio dos livros e suas histórias que professores e alunos se envolvem no processo de aprendizagem, extraindo dele um maior proveito e aproximando-se, assim, de uma das principais diretrizes do PDE, que é alfabetizar as crianças até, no máximo, 8 anos de idade.
     Além do incentivo à leitura, foram listadas como razões para o sucesso da rede: a aprendizagem como o foco que alinha toda a rede; gestão com práticas e consciência de rede; planejamento solidário, com experiências compartilhadas; avaliação como ferramenta de aprendizagem; valorização do professor; compromisso com a formação continuada; atendimento individualizado no combate à repetência; atividades complementares; e parcerias externas (com o setor privado, universidades, ONGs, órgãos públicos entre outros).
     Esses dez pontos foram apontados pelas 37 redes municipais de ensino que fizeram parte do estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) intitulado "Redes de Aprendizagem — Boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender", conforme explicou a pedagoga Júlia Ribeiro, consultora do Unicef, no encontro realizado na segunda-feira (28) no Auditório das Superintendências de Ensino Fundamental, Médio e Profissional.
    O encontro "Redes de Aprendizagem", realizado pela Secretaria de Estado da Educação, reuniu secretários municipais de Educação do Estado para conhecerem as boas práticas dos cinco municípios goianos que se destacaram no estudo do Unicef: Carmo do Rio Verde, Cezarina, Formosa, Piranhas e Rio Verde. Os secretários desses municípios apresentaram suas experiências e contaram como obtiveram bons resultados no IDEB.
    "Quando compartilhamos nossas boas experiências, possibilitamos que elas inspirem outras pessoas e se multipliquem, beneficiando assim um número maior de crianças", declarou a secretária estadual da Educação, Milca Severino. A secretária ressaltou que o papel da Secretaria de Estado da Educação (SEE) é agregar as redes de ensino no Estado na busca pela melhoria da qualidade da educação.
    Milca Severino destacou também que o Brasil tem muito a mostrar ao mundo sobre práticas que possibilitam uma educação de qualidade. "Em que pese termos ainda uma longa estrada a percorrer nessa busca, temos muitas ações preciosas acontecendo ao nosso redor", afirmou.

O estudo
     As redes municipais de todo o Brasil que fizeram parte da pesquisa do Unicef foram escolhidas a partir do cruzamento de informações socioeconômicas dos alunos e suas famílias, extraídas do questionário que faz parte da Prova Brasil, com informações dos municípios e com o IDEB. O objetivo era descobrir quais eram as características que asseguravam a meninos e meninas o direito de aprender em 37 redes municipais de escolas de Ensino Fundamental. Com populações que variam de 6.379 a 788.773 habitantes, as redes analisadas são representativas da diversidade e dos desafios encontrados nos 5.564 municípios brasileiros.

Fonte: www.educacao.go.gov.br
www.goiaseducacao.com
Acessado em 07/05/2008