De acordo com o disposto pelo Ministério de Estado da Educação – MEC no art.11 da Lei 10.861/04, cada instituição de ensino superior deve constituir uma Comissão Própria de Avaliação(CPA) com as funções de coordenar e articular o seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações.
    Todas as CPAs são cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), como a primeira etapa de uma interlocução sistemática e produtiva com vistas à efetiva implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
     O SINAES integra três modalidades de instrumentos de avaliação, a serem aplicados em diferentes momentos:
1- Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies) – é o centro de referência e articulação do sistema de avaliação que se desenvolvem em duas etapas principais:
a) auto-avaliação – coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada IES, a partir de setembro de 2004;
b) avaliação externa – realizada por comissões designada pelo INEP, segundo diretrizes estabelecidas pela Conaes.
2- Avaliação dos cursos de graduação (ACG) – avalia os cursos de graduação pro meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco de comissões externas. A periodicidade dessa avaliação depende diretamente do processo de reconhecimento e renovação de reconhecimento a que os cursos estão sujeitos.
3- Avaliação do desempenho dos estudantes (Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – Enade) – aplica-se aos estudantes do final do primeiro e do último ano do curso, estando prevista a utilização de procedimentos amostrais.

     Os objetivos da Auto-Avaliação da FIMES são:   
a) Subsidiar a comunidade acadêmica para o planejamento e a tomada de decisões, no processo de melhoria da qualidade nas diversas dimensões da vida acadêmica;
b) Conhecer em profundidade os pontos fortes e fracos da Instituição a fim de orientar a correção de rumos e o redimensionamento dos caminhos da FIMES;
c) Contribuir para a definição de políticas e a construção de uma cultura institucional de valorização da avaliação;
d) Desenvolver um processo criativo de autocrítica permanente entre a comunidade acadêmica para a melhoria da qualidade do saber acadêmico, administrativo e para a cidadania;
e) Promover a transparência pela publicação do desempenho da Intituição em relação a processos e produtos acadêmicos e administrativos;
f) Possibilitar a redefinição constante dos objetivos institucionais, a fim de sintonizar a FIMES com os desafios, anseios e necessidades do mundo contemporâneo e da sociedade regional;
g) Produzir um sistema de informações quantitativas e qualitativas para o acompanhamento da trajetória de desenvolvimento da qualidade institucional;
h) Desencadear um processo pedagógico de aprendizado do saber/fazer acadêmico da Instituição e o relacionamento dialético entre a avaliação e o planejamento institucional.
    Participam do processo de Auto-avaliação discentes, docentes, funcionários técnico-administrativos, egressos (ex-alunos) e a sociedade civil organizada.

Fonte: Dept. de Comunicação
FIMES