“Depois de três anos, as formulações da reposta do o porquê do Linux nos Laboratórios o tempo vai ajudando a realizá-las” afirma Prof. Rayner Gomes, Chefe do Departamento de Informática da FIMES – DEINFO.
     Uma pesquisa do Instituto Sem Fronteiras (ISF) mostra que a percepção de que o software livre é mais usado por empresas de médio porte está incorreta. O estudo revela após ouvir mil empresas que o software livre está em 73% das companhias entrevistadas que possuem mais de mil funcionários.
      Segundo o ISF, a percepção errada advinha da visão de sua menor liquidez e suas necessidades de TI específicas (mais voltadas às soluções proprietárias). Na verdade, este é o grupo no qual se verificou o mais baixo grau de adoção, ficando com 31% entre os segmentos horizontais estudados. Vale lembrar que são classificadas como menores empresas aquelas que possuem menos de 99 funcionários.
     Quanto aos computadores houve um avanço de 12,4% na utilização do software livre nos PCs nos últimos 12 meses nas empresas que já o utilizam. Por outro lado, a pesquisa demonstrou que 53% dos entrevistados não utilizam software livre nos PCs.
    Apenas 1% das empresas pesquisadas aponta que a utilização de software livre em seus PCs é integral (100%). O Instituto lembra que embora pareça pouco, transpondo este percentual para o número de empresas existentes no Brasil, estamos falando de números absolutos consideráveis.
     A pesquisa revela que 53% das maiores empresas usam a linguagem de código aberto em sistema operacional. De acordo com o ISF, as maiores empresas são menos permeáveis à pirataria em razão de sua maior capacidade de adquirir software proprietário ou de definir o uso de software livre, implementar e gerir de forma eficiente. Quanto menor a empresa, no entanto, tais condições se deterioram, criando mercado para a pirataria de software.
    Avaliando-se a utilização de software livre nos servidores das empresas brasileiras, fica clara uma ampla adoção (56%). Apenas 7% apontam que utilizam o software livre em todos os seus servidores.

Fonte: https://idgnow.uol.com.br/compu[…]as-grandes-empresas-no-brasil/
Enviada por Prof. Rayner Gomes