No início de todo semestre sempre existe uma grande expectativa quanto às novidades no âmbito acadêmico. O que mudou? Onde vamos estudar? Quais serão nossos professores? E outras questões do gênero.

Internamente a FIMES também esteve promovendo mudanças no decorrer destes dois meses de recesso. “Mudanças que afetarão tanto, docentes como discentes, e que tem como objetivo melhorar ainda mais a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, bem como o atendimento à comunidade acadêmica, proporcionando o alcance de nossa meta, a conclusão de todos os nossos serviços e a autonomia universitária” afirma a Diretora Geral da FIMES, Prof. Ita de Fátima Silva Assis.
Entre as principais mudanças destacamos:

01. BIBLIOTECA ONLINE – a partir deste semestre todos os usuários da Biblioteca da FIMES poderão acessar o acervo bibliográfico de qualquer ponto conectado à internet. Basta entrar na página da FIMES e se dirigir ao link da Biblioteca para realizar a PESQUISA ONLINE.

02. NÚMEROS DE TELEFONE – a linha de telefone da FIMES foi alterada de analógica para digital, sendo assim, o número 3661-1970 foi alterado para 3672-5100. Outra novidade é a discagem direta do ramal, agora qualquer pessoa poderá receber diretamente no seu ramal uma ligação externa sem passar pela telefonista. Para isso basta divulgar o ramal com o prefixo anterior. Exemplo: o ramal do Departamento de Comunicação é 5134, internamente basta digitar o número do ramal para ele ser chamado, mas, externamente pode-se discar 3672-5134 e a ligação cai no Departamento sem passar pela telefonista. “Isso proporcionará maior agilidade e flexibilidade à comunicação interna, liberando as telefonistas para exercer suas funções básicas, ser informante do nosso consumidor” ressaltou Prof Rayner Gomes do DEINFO/TI (Departamento de Informática e Tecnologia da Informação).

03. COMPRAS – VIA SISTEMA OPERACIONAL – a partir do mês de março/2008, todas as compras da Instituição obedecerão a um protocolo, que deverá ser preenchido pelo Chefe de Departamento e encaminhado, via intranet ao Departamento de Compras. “As compras somente serão efetivadas por meio de solicitação prévia e protocolo. Para tanto, nossos fornecedores deverão ser comunicados, pois o pagamento também será concentrado em dois dias do mês” afirmou Prof Juliene Cunha, Assessora da Contabilidade.

04. COBRANÇA SISTEMÁTICA – após um levantamento minucioso, descobriu-se que somente no ano de 2008, a FIMES tem para receber mais de 150 mil reais dos acadêmicos matriculados nos quartos anos e oitavos períodos de 2007. “Diante desta cifra considerável, resolvemos sistematizar a cobrança de forma a que o resultado seja o pagamento da dívida. A sistematização será por meio eletrônico, com carta, chamadas dos devedores e, por último, cobrança judicial” declarou Prof Nilvan Domingos Barbosa, Diretor Financeiro da FIMES.

05. ATENDIMENTO AO PROFESSOR NOS INSTITUTOS – os professores deverão assinar o livro de ponto e pegar os diários, bem como entregá-los nos respectivos Institutos (ICA / ICADI / ISE). “Esta descentralização proporcionará uma maior aproximação dos professores com seus coordenadores” afirma a Coordenadora de Graduação, Prof Irondina de Fátima Silva.

06. SALA DOS PROFESSORES – ela será transferida para o Bloco Dr. Francisco Filgueiras Júnior, tendo em vista o atendimento às reivindicações dos docentes. “A sala um (01) deste Bloco será destinada aos professores, isso auxiliará no atendimento aos discentes, monografias e na socialização nos momentos de intervalos com maior conforto” declarou a Coordenadora do ICADI, Prof Juliana de Carvalho Oliveira.

07. ESTUDOS PARA PROCESSO DE CENTRO UNIVERSITÁRIO – neste mês de fevereiro teve início o processo de estudos para o recadastramento da FIMES, não mais como Faculdades Integradas, mas a partir de 2009, como CENTRO UNIVERSITÁRIO. Prof Irondina, Coordenadora de Graduação é a Presidente da Comissão de Estudos, e tem até o mês de novembro/2008 para apresentar a conclusão dos estudos e o do*****ento de recadastramento. “Esta transformação nos possibilitará uma maior autonomia na oferta de novos cursos e no atendimento das demandas do mercado” afirmou Prof Ita de Fátima, Diretora Geral.

08. CONCLUSÃO DAS SALAS DE AULA DO BLOCO G – as últimas cinco (05) salas do 2º piso estão em fase de acabamento e possibilitarão a concentração de todas as atividades dos Institutos no Bloco Administrativo e Bloco G (prédio novo). “A finalização das obras no prédio novo aumenta nossa capacidade de atendimento em mais 150 vagas, no mínimo, podendo atingir até 250 vagas” declarou a Diretora Secretária, Prof Rejane Pohlmann.

Fonte: Dep. de Comunicação
FIMES