A Medicina Veterinária científica existe no Brasil desde 1910, quando surgiram as primeiras universidades no país. Mas somente em 1933 o exercício da profissão foi regulamentado. Em 2018, no dia 23 de outubro, completam-se 50 anos da criação do sistema nacional que engloba os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária.Composto por médicos-veterinários e zootecnistas, o Sistema CFMV/CRMVs assume o papel fundamental na defesa da saúde da sociedade, orientando, fiscalizando e disciplinando as atividades relativas à profissão.

Os serviços veterinários são considerados de grande importância na sociedade tem por objetivo a promoção da saúde e do bem-estar animal. O médico veterinário tem compromisso integral e abrangente com a saúde pública, a segurança alimentar e a proteção do meio ambiente.

Nessa mesma caminhada, o Curso de Medicina Veterinária da UNIFIMES tem seguido e galgando maior representatividade tanto academicamente quanto para a sociedade Mineirense. O curso foi iniciado no primeiro semestre de 2012 e de lá pra cá as conquistas foram muitas. Atualmente contamos com duas turmas de formados, com aproximadamente 70 egressos que estão, em sua maioria, em plena atuação no mercado de trabalho; além de dez turmas em andamento que totalizam 270 alunos. Pensando no corpo docente, o curso conta hoje com 20 professores (especialistas, mestres e doutores) extremamente engajado no ensino, pesquisa e extensão.

A atuação desse material humano, tem sido potencializada com uma estrutura física que possibilita o aluno aplicação na prática dos conceitos teóricos. Laboratórios nas mais diversas áreas de conhecimento, fazenda experimental com animais novos e de qualidade e o Centro de Saúde Animal com construção em andamento, são diferencias do Curso de Veterinária da UNIFIMES.

Assim como o sucesso da profissão do Brasil comemora os seus 50 anos, nós comemoramos o sucesso e a credibilidade que o Curso de Veterinária obteve durante esses poucos anos. As perspectivas são as melhores, galgando o título de referência na nossa região.

Parabéns à profissão e parabéns ao Curso de Medicina Veterinária da UNIFIMES.