“QUEM OLHA PARA FORA SONHA, QUEM OLHA PARA DENTRO ACORDA” – Carl Gustav Jung
Dia 27 de agosto comemora-se o dia do Psicólogo. Data que merece ser comemorada e celebrada, com a alegria que registra eventos especiais. Afinal, muito tem sido feito e construído pelos psicólogos de nosso país e região.
 Cada vez mais consciente, a classe tem conseguido expandir seu trabalho nas mais diferentes áreas, abrangendo de forma consistente, espaços onde existem seres humanos. Presente hoje no auxílio às pessoas e integrante definitivo do movimento do desenvolvimento humano, a Psicologia torna-se um ator de peso e nome no contexto também do desenvolvimento social.
 Com uma visão ética pautada em valores humanos, o protagonismo social tem encontrado na Psicologia, um aliado de peso. Afinal são mais de 30 milhões de brasileiros na linha abaixo da pobreza. Estas pessoas necessitam voz, vez e carteira de identidade, no documento e no coração.
Nas empresas, na clinica, na comunidade, na escola, com adultos, crianças, adolescentes, idosos, nos hospitais, nos presídios, nas ONGs, auxiliando os governos, os movimentos sociais, em todas as áreas a seriedade com que os psicólogos vão ganhando espaços reflete uma rede silenciosa de pessoas que buscam pela empatia e ação o crescimento humano.
A rede, feita de nós, bem consistentes, ampara o corpo às vezes cansado, as vezes triste, as vezes alegre, mas sempre esperançoso do brasileiro que busca melhores dias e resultados por sua vida. E lá está a figura do psicólogo, seja nas psicoterapias, nas organizações, nos testes, no acompanhamento de pessoas em sofrimento ou angustias.
Existe um conforto ao olhar-se tudo que tem sido feito. Algo como a sensação de um dever bem cumprido. Porém ao olharmos para frente, para o que necessita ser feito, percebemos que existe muito. Muito mais. A Psicologia tem que estar pulsando viva, sempre, em todos os lugares onde existem pessoas. Para facilitar o desenvolvimento individual e dos grupos. Para afirmar as condições humanas, de cooperação, ética e generosidade. Parabéns a todos os Psicólogos de nosso país.
 
 
Reprodução Internet