Três projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da FIMES, com apoio da Perdigão, foram aprovados para apresentação no 1º Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos de Animais (SIGERA), que acontecerá entre os dias 11 e 13 de março, em Florianópolis (SC).
    Os projetos aprovados estudaram doses adequadas para a produção de pastagem e cultura de milho e as alterações químicas do solo sob a aplicação de cama de aviário e composto de carcaças de aves.
    Essas pesquisas forma viabilizadas através de termo de cooperação técnica firmado entre a Perdigão e a FIMES.
    Além do composto orgânico e a cama aviária, os projetos estudam a viabilidade da utilização de resíduo de incubatório e do lodo do abatedouro, nas culturas de soja, milho, pastagens, eucalipto e coqueiro-anão.
    A apresentação dos trabalhos no SIGERA foram divididos em duas categorias: poster e oral, onde os autores terão dez (10) minutos para apresentação e cinco (05) minutos para responder aos questionamentos do público.
    A FIMES participa com dois trabalhos em forma de POSTER:
01. Título: Alterações químicas do solo e rendimento de milho verde após aplicação de compostagem de carcaça de aves.
       Autores: POHLMANN, R. A. C.; PAULINO, H.B.; PORTUGAL, A.F. & FERNANDES, M.S.;

02. Título: Efeitos do uso de cama de frango associada a diferentes doses de nitrogênio no acúmulo de matéria seca em brachiaria brizantha cv. Marandu.
      Autores: VILELA, L. A. F.; PORTUGAL, A. F.; CARBALLAL, M. R; RIBEIRO, D. O., ARAÚJO, E. J. & GONTIJO, M.F.D.

    O trabalho ORAL a ser apresentado no SIGERA é o seguinte, a saber:
        Título: Efeitos da utilização de diferentes doses de cama de frango por dois anos consecutivos na condiçao química do solo e obtenção de matéria seca em brachiaria brizantha cv. Marandú.
        Autores: PORTUGAL, A. F.; RIBEIRO, D. O.; CARBALLAL, M. R. ; VILELA, L. A. F. ; ARAÚJO, E. J. & GONTIJO, M.F.D.

    Maiores informações sobre o SIGERA acesse o endereço eletrônico : https://www.cnpsa.embrapa.br/sigera/
          Maiores informações sobre os trabalhos da FIMES, entre em contato com o Prof. Msc Arley F. Portugal, Coordenador de Pesquisa da FIMES, pelo telefone (64) 3672-5100.

Fonte: Departamento de Comunicação
FIMES