O primeiro semestre deste ano foi marcado pela implantação de  diversos experimentos na Fazenda Experimental Prof. Luiz Eduardo de Oliveira Salles – FELEOS voltados para a agroecologia. Atualmente são 13 projetos experimentais em execução  e 4 que já foram executados. Esses experimentos fazem parte do projeto de extensão UNIFIMES AGROECOLÓGICA, aprovado no ultimo edital e está sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Leonardo Ferreira.

Os trabalhos, baseados no sistema de produção de base ecológica, são  desenvolvidos com as culturas do girassol, milho, feijão caupi, feijão-comum, mandioca, arroz, algodão, amendoim, batata-doce e amendoim. Segundo o coordenador dos projetos, no momento estão dando ênfase a experimentos com as grandes culturas, mas na segunda parte do período letivo 2016.1 estarão executando projetos em olericultura.

O grupo conta hoje com mais de 30 culturas implantadas na FELEOS e visa alcançar o número de 100 espécies ainda nesse semestre. “Esperamos que até o término deste semestre teremos aproximadamente 100 espécies de importância agronômica”, revelou Leonardo. A bateria de experimentos será concluída ao término de cada semestre letivo portanto, ao final desse período terão 17 pesquisas finalizadas.

Em cada projeto desses, existe um estudante diretamente ligado, que contemplará sua monografia, ou seja, 17 estudantes, e indiretamente mais de 20 acadêmicos, totalizando aproximadamente 40 estudantes.

Para o desenvolvimento dos projetos foram feitas parcerias com empresas e instituições como a Embrapa – Arroz e feijão, Embrapa – Trigo, Líder Agronegócios e Minorgan, além da Reitoria e toda a sua equipe administrativa. As parcerias disponibilizam insumos como fertilizantes e sementes. Em contrapartida a Unifimes disponibiliza a eles os resultados das pesquisas.

Para a diretora de pesquisa da Unifimes, Profª Ma. Rejane Ap. de Carvalho Pohlmann, os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo Projeto Unifimes Agroecológica, são de extrema importância para a instituição e o curso de Agronomia. “A integração entre o curso de Agronomia e empresas de pesquisas, empresas ligadas ao agronegócio e os nossos alunos sempre são bem vistas pela instituição. Esse trabalho reforça sua missão de: promover a construção do conhecimento por meio de práticas educacionais e culturais, voltadas a formação humana, científica e tecnológica, centrada em ações de ensino, pesquisa e extensão comprometida com as necessidades do desenvolvimento regional e nacional”, explicou.