Na última terça-feira, dia 28 de março, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberaram os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) para o ano de 2021. Estes são dois dos quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior que são calculados com base no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Já o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) foram publicados em 2022. Durante um evento que ocorreu na sede do MEC em Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palácios, apresentaram as informações mais importantes. 

A avaliação envolveu 1.998 instituições de ensino superior do país, entre públicas e privadas e o resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior aponta que a UNIFIMES obteve conceito 3 – em uma escala de 1 a 5 – no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2021.  

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade dos cursos de graduação. No seu cálculo, são considerados: o Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do exame); o IDD (valor agregado pelo curso); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho); e a percepção dos próprios alunos sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante).  

A avaliação envolveu 30 áreas distintas e pela UNIFIMES foram avaliados 3 cursos de graduação, entre bacharelados e licenciaturas: Educação Física, Pedagogia e Sistemas de Informação que alcançaram CPC = 3 – em uma escada de 1 a 5. 

A UNIFIMES busca um progresso contínuo em seu IGC, bem como no CPC dos cursos, e para isso realiza investimentos que visam aprimorar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes nos diversos cursos de graduação.