A Faculdade de Pedagogia foi criada pela Lei Municipal nº 415 de 29 de setembro de 1989. Porém, a Instituição atua na formação de docentes desde o dia 18 de fevereiro de 1991, quando iniciou o curso regular/Magistério das Matérias Pedagógicas do 2° Grau. Conforme consta do Processo 23000 010579/95-77 do MEC, sua autorização de funcionamento deu-se por meio do Decreto Presidencial de 13 de junho 1994, com base no Parecer 052/90 do CEE, sendo o mesmo reconhecido pela Portaria Nº 841, de 21 de agosto de 1996, mediante Parecer nº 34/96.

O curso de Pedagogia oferece, atualmente, a seguinte habilitação: Magistério em Educação Infantil e Magistério nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que teve seu funcionamento Autorizado pela Portaria nº 128, de 02 de fevereiro de 2004 (D.O./GO de 06/02/2004) e o Reconhecimento concedido pela Portaria nº 1.128, de 06 de setembro de 2006 (D.O./GO de 13.09.06). O processo solicitando sua Renovação de Reconhecimento foi autuado no dia 21/03/2007 sob o Nº 200700044001163 e resultou na Portaria Nº 1.422, de 22 de setembro de 2008, publicada no D.O./GO de 23/09/2008. e por último reconhecido até 31/12/2014 conforme portaria N° 440 de   30/03/2011, publicada no D.O/GO em  01/04/2011.

O Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES tem formado cidadãos críticos e profissionais capacitados e em consonância com a necessidade da região em que se vê contextualizado, considerando-se, também, outros aspectos sócio cultural e econômicos que tornam o Município como referencial no Estado e fora dele, pode-se afirmar que as novas relações de produção, de trabalho e de mercado no município de Mineiros requerem qualidade formativa e capacidade de execução dos profissionais em geral, sobretudo dos pedagogos, razão pela qual a UNIFIMES investe de forma permanente nos cursos oferecidos.

Entretanto, como na sociedade contemporânea a escola já não é a única e nem mesmo a legítima fonte e de formação e informação, o novo conceito de espaços de aprendizagem se ampliou, ultrapassando os limites das instituições escolares formais, o que envolve um largo espectro de instituições não-escolares (empresas, sindicatos, meios de comunicação, etc.), e movimentos sociais organizados, mas o elemento definidor da atividade educativa ainda é a ação docente.

Duração do Curso:

O tempo previsto para completar o curso varia entre 48 e 72 meses

Vagas e Turno:

Número de vagas por turma: 40
Turno: Noturno

Investimento:

Número de Parcelas: 48
Valor com 10% de desconto: R$ 621,00
Valor sem desconto: R$ 690,00

Habilitação e Carga Horária:

Habilitação: Licenciado(a) em Pedagogia
Carga horária do curso: 3852 horas/aula

Coordenador(a) do Curso:

Elisangêla Maura Catarino
E-mail: maura@unifimes.edu.br / Fone: (64)3672-5130

Objetivo Geral

Formar profissionais docentes/gestores para o exercício das funções com habilidades e competências para atuar na sociedade contemporânea e suas realidades complexas, contribuindo para superação de quaisquer exclusões que afetem ao individuo de forma critica e consciente.

Objetivos específicos

  • Formar profissionais para atuar como docentes:
    • na Educação Infantil;
    • nas séries iniciais do Ensino Fundamental, inclusive para aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
    • de Educação Profissional: na área de serviços e apoio escolar;
    • em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
  • Formar para a gestão de unidades educativas e sistemas educacionais, bem como planejar, executar, acompanhar e avaliar projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.
  • Habilitar para a produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
  • Habilitar para atuar nas áreas emergentes do campo educacional formal, não formal.

Perfil do Egresso

A UNIFIMES, compartilhando das ideias e princípios enunciados em seu Projeto Pedagógico Institucional, propõe como função para o Curso de Licenciatura em Pedagogia, desenvolver competências e habilidades profissionais para que o seu egresso: Opere em seu ambiente de trabalho, a partir de formulações teóricas, práticas voltadas para a leitura e compreensão dos contextos de referência, dos diferentes movimentos da sociedade e suas caracterizações básicas, numa perspectiva dialógica e crítico-contextual;

Exerça, além da docência na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental (inclusive para aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria), funções de gestão de ambiente escolar com atividades de educação infantil e ensino fundamental;

Articule os fundamentos da educação e os procedimentos metodológicos inerentes ao trabalho educativo, sob pleno domínio do saber e conhecimentos produzidos e sistematizados nas teorias educacionais adotadas pelo estado brasileiro;

Operacionalize conhecimentos e saberes sobre a ação educativa com comprometimento à identidade do educador e às especificidades de sua relação com os demais profissionais, e

Compreenda o conjunto de conhecimentos concernentes à organização e realização da atividade educativa realizada no âmbito das relações educador/educando, articulando aspectos teórico-metodológicos e técnicos.

Matriz Curricular

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