A Mesa Redonda foi coordenada pelo Profº Divino Barcelos de Menezes, Coordenador do Instituto Superior de Educação, professor de Metodologia Científica da FIMES, graduado em Filosofia, pós-graduado em Metodologia Científica e mestrando em Educação.
Destacamos a presença dos debatedores da noite:
01. Profº Dr. José Clecildo Barreto Bezerra, Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG);
02. Profº Dr. Luiz Fernando Stone, Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da EMBRAPA – Arroz e Feijão;
03. Profº João Teodoro Pádua, Coordenador Geral de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Goiás – UFG;
O Dr. Luiz Stone, da EMBRAPA – Arroz e Feijão, destacou a importância da pesquisa da EMBRAPA na região centro-oeste, mostrando por meio de gráficos que "somente com a pesquisa de novas variedades próprias para a região é que conseguimos aumentar consideravelmente a produtividade, em especial, dos cultivares arroz e feijão".
O Profº João Teodoro Pádua destacou o papel importante da formação dos professores como cientistas na Universidade Federal de Goiás (UFG), no decorrer dos últimos seis anos, demonstrando por meio de gráficos a situação do desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica. "Quando observamos que os professores se especializam o resultado é um incremento no desenvolvimento científico da instituição como um todo. No início os professores da UFG buscaram, por meio de programas interinstitucionais a especialização necessária, hoje, nós estamos vendendo este tipo de serviço, que antes nós comprávamos. Isto é investimento revertido em conhecimento".