Núcleo de Políticas e Assuntos Estudantis – NUPAE

O NUPAE é o núcleo institucional que visa à promoção, integração, assistência, orientação e assessoramento a vida acadêmica dos estudantes.

Suas atividades concentram-se no desenvolvimento e acompanhamento de programas criados pelos diferentes núcleos que compõem o NUPAE: Núcleo de Assistência e Apoio aos Estudantes de Baixa Condição Socioeconômica, Núcleo de Apoio Psicopedagógico; Núcleo de Estágios, Monografias e Oportunidades e Núcleo de Intercâmbio e Vinculo com Egresso.

Objetivos

• Promover o acesso e a permanência na perspectiva da inclusão social e democratização do ensino;
  • Assegurar aos estudantes igualdade de oportunidade no exercício das atividades acadêmicas;
  • Contribuir para a melhoria das condições econômicas, sociais, políticas, familiares, culturais, físicas e psicológicas dos estudantes;
  • Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes, buscando prevenir e minimizar a retenção, a reprovação e a evasão escolar;
  • Reduzir os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais;
  • Promover e ampliar a formação integral dos estudantes, estimulando e desenvolvendo a criatividade, a reflexão crítica, as atividades e os intercâmbios de caráter cultural, esportivo, artístico, científico e tecnológico;
  • Preservar e difundir os valores éticos de liberdade, igualdade e democracia;
  • Asegurar aos egressos uma formação continuada com garantia de pós graduação e participação efetiva nos eventos científicos e culturais da instituição.

Núcleo de Atendimento Psicopedagógico – NAPSI

O que é o NAPSI?

É um serviço de atendimento à comunidade do Centro Universitário (alunos, professores, coordenadores, administrativo) Que apresentam algum fator que possa interferir na aprendizagem, no trabalho. Fatores de ordem emocional, pessoal, familiar, interpessoal.

Serviços do NAPSI:

• O serviço pretende orientar na melhor estratégia de aprendizagem, plano de estudos.
  • Orientação na carreira escolhida e também na adaptação à vida universitária.
  • Orientação aos professores, coordenadores.
  • Pesquisas, prevenção e intervenção na comunidade Unifimes.

Como fazer para ser atendido:

Deve agendar na Recepção da UNIFIMES.

Onde funciona o Serviço de Atendimento:

Sala 14: Consultório 08 – Laboratório de Habilidades Médicas (Bloco Dr. Filgueiras).

Custo para o Acadêmico:

Nenhum custo.

Horários de Atendimento:

Turno Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
Matutino Psicóloga Kelly
Vespertino Psicólogo Danilo
(14:00 as 19:00)
Noturno Psicólogo Rodrigo
(18:00 as 20:00)
Psicólogo Armante
(19:00 as 21:00)
Psicólogo Rodrigo
(18:00 as 20:00)

Psicólogo Armante
(20:00 as 22:00)

(18:00 as 22:00)
(18:00 as 21:00)
NUFAPE

Objetivo Geral:

O Serviço de Psicologia Escolar tem por objetivo na Instituição de Ensino Superior dar apoio a mesma e promover o processo educativo, principalmente nas dimensões de ensino, aprendizagem e desenvolvimento.

Objetivos Específicos:

• Identificar as necessidades para a promoção do desenvolvimento do acadêmico do estudante;
  • Dar oportunidade ao crescimento psicossocial;
  • Auxiliar e facilitar na integração de novos estudantes e professores;
  • Promover o bem estar dos estudantes durante a vivência na IES;
  • Oferecer apoio psicológico e psicopedagógico à comunidade acadêmica;
  • Assessorar no processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais.

O Serviço de psicologia escolar tem suas ações em três dimensões:

• Gestão Institucional;
  • Gestão Acadêmica;
  • Desenvolvimento do estudante.

Esta proposta pretende contemplar em sua fase inicial o desenvolvimento do estudante. Adotando o seguinte procedimento:

• Atendimento psicológico e psicopedagógico diante dos encaminhamentos de professores e coordenadores;
  • Apoio e orientação psicológica nas dificuldades apresentadas pelo estudante na vivencia acadêmica;
  • Oficinas, palestras com temas relevantes na promoção do bem-estar acadêmico.

Os atendimentos ocorrerão de forma individual e em grupo.

Resultados Esperados:

Promoção do desenvolvimento psicossocial e de aprendizagem dos estudantes universitários para que o ato educativo alcance seus objetivos.