Comissão Própria de Avaliação

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Comissão Própria de Avaliação2019-02-01T13:36:27+00:00

CPA – Comissão Própria de Avaliação

O que é CPA?

De acordo com o disposto pelo Ministério de Estado da Educação – MEC no art.11 da Lei 10.861/04, cada instituição de ensino superior deve constituir uma Comissão Própria de Avaliação com as funções de coordenar e articular o seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações.

Todas as CPAs são cadastradas no INEP, como a primeira etapa de uma interlocução sistemática e produtiva com vistas à efetiva implementação do SINAES.

A CPA deve contar, na sua composição, com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e, também, da sociedade civil organizada.

As definições quanto à quantidade de membros, forma de composição, duração do mandato, dinâmica de funcionamento e modo de organização das CPAs serão objeto de regulação própria e aprovadas pelo órgão colegiado máximo da instituição.

Os objetivos da Auto-Avaliação do UNIFIMES são:

  • Subsidiar a comunidade acadêmica para o planejamento e a tomada de decisões, no processo de melhoria da qualidade nas diversas dimensões da vida acadêmica;
  • Conhecer em profundidade os pontos fortes e fracos da Instituição a fim de orientar a correção de rumos e o redimensionamento dos caminhos do UNIFIMES;
  • Contribuir para a definição de políticas e a construção de uma cultura institucional de valorização da avaliação;
  • Desenvolver um processo criativo de autocrítica permanente entre a comunidade acadêmica para a melhoria da qualidade do saber acadêmico, administrativo e para a cidadania;
  • Promover a transparência pela publicação do desempenho da Instituição em relação a processos e produtos acadêmicos e administrativos;
  • Possibilitar a redefinição constante dos objetivos institucionais, a fim de sintonizar a FIMES com os desafios, anseios e necessidades do mundo contemporâneo e da sociedade regional;
  • Produzir um sistema de informações quantitativas e qualitativas para o acompanhamento da trajetória de desenvolvimento da qualidade institucional;
  • Desencadear um processo pedagógico de aprendizado do saber/fazer acadêmico da Instituição e o relacionamento dialético entre a avaliação e o planejamento institucional.

Membros do CPA:

A atual Comissão Própria de Avaliação do UNIFIMES foi constituída pela portaria, Nº 09, de 08 de março de 2016 , seguindo as diretrizes estabelecidas pela lei no 10.861, de abril de 2004, que preconiza a seguinte formação de comissão:

Art. 11, inciso I – Constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio regimento ou estatuto, assegurada a participação de todos os membros da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Comissão Geral:

  • Representante do Corpo Docente:
    • Marilaine de Sá Fernandes – Presidente(a)
    • Juliene Rezende Cunha
    • Márcia Maria de Paula
  • Representante do Corpo Técnico Administrativo:
    • Isa Márcia Brito Rezende Freitas- Secretário(a)
    • Ildair Carrijo Souza
    • Sandra Rosa de Melo Flores
  • Representante dos Alunos:
    • Mateus Lopes de Oliveira
    • Carolina Cezar de Azevedo e Silva
    • Hitalo Vieira Borges
  • Representante da Comunidade Civil Organizada:
    • Éster Alves Resende
    • Sônia Maria dos Santos
    • Rodrigo Alves de Carvalho
  • Sub Comissão:
    • Coordenadores dos Cursos da UNIFIMES
  • Público Alvo:
    • Discentes / Acadêmicos;
    • Doscentes / Professores;
    • Funcionários Técnico-administrativos;
    • Egressos / ex-alunos;
    • Sociedade Civil Organizada.
  • Participe da Avaliação Institucional:
    • Sugestões para o programa de Auto-Avaliação podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

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