Carregando Eventos

A educação como um todo, foi atingida pela pandemia que se instalou no país e no mundo. O isolamento social rompeu com os laços que a escola por meio do professor e dos alunos construíram ao longo do tempo, impactando o processo de ensino-aprendizagem. O ensino presencial, substituído por recursos tecnológicos desconhecidos por uma boa parcela dos professores e alunos, se colocou como realidade, e em muitos casos, como única possibilidade. Diante desse quadro, os impactos psicológicos e pedagógicos são inevitáveis, e ainda desconhecidos pelos estudiosos que investigam as influências desse cenário na saúde mental e no trabalho docente. A exclusão mascarada por anos, foi escancarada pela desigualdade econômica e social, sobretudo no que diz respeito ao acesso à internet. Portanto, discutir com profissionais da educação esse contexto e impacto é importante para trilhar novos caminhos e possibilidades de um ensino menos excludente. Esse evento tem essa pretensão, dar voz aos diferentes segmentos educacionais para que possam falar das realidades vividas, e de como podemos enfrentar sem perder a esperança esse cenário.

Local: Plataforma Google Meet

Público Alvo: Acadêmicos em geral da UNIFIMES e aberto ao público.

ATENÇÃO!

Inscreva-se no evento e participe de todas as nossas atividades! O aplicativo usado para todas as atividades será o Google Meet. Caso deseje fazer um teste entre em contato com a Coordenação. Para entrar na sala, basta clicar no link do evento.

Programação:

• 22/10/2020 – 14:00 – Oficina 1 – Brincadeiras Heurísticas
    Ministrante: Prof. Esp. João Luiz Silva da Rosa. Mediado por: Prof. Ma. Luciene Aparecida Pinto Costa Pereira

• 22/10/2020 – 19:30 – Palestra de abertura – Educação Ambiental: reflexões a respeito da proposta da BNCC e a necessidade de resistência
    Ministrante: Prof. Ma. Katya Bonfin Ataídes Smiljanic

• 22/10/2020 – 20:30 – Mesa redonda – Os impactos psicológicos e pedagógicos para o professor em período de pandemia
    Ministrantes: Prof. Dra. Celia Beatriz Piatti e Prof. Esp. Cintia de Moraes C. Carneiro. Mediadoras: Prof. Esp.Kelly Cristina Rodrigues da Silva Petri e Prof. Ma. Wanda Pereira de Lima

• 23/10/2020 – 14:00 – Oficina 2 – Uso das tecnologias em sala de aula: diferentes recursos
    Ministrante: Prof. Esp. Rodolfo Souza Frutuoso. Mediado por: Prof.ª Dra. Elisângela Maura Catarino

• 23/10/2020 – 16:00 – Mesa Redonda – Os impactos sociais e as diferenças econômicas no contexto do ensino remoto: quem pode estudar?
    Ministrante: Prof. Dr. José Humberto Rodrigues dos Anjos e Mithele Pereira – 8º Direito. Mediado por: Francislayne Gonzaga Rezende

• 23/10/2020 – 19:30 – Palestra – Estratégias Pedagógicas em tempos de pandemia: a ressignificação da prática docente
    Ministrante: Prof.ª Dra. Claudia Denis. Mediador: Prof. Dr. Marcelo Máximo Purificação

• 23/10/2020 – 20:50 – Mesa redonda – Desafios na educação de alunos surdos, um panorama histórico até os dias atuais.
    Ministrante: Prof.ª Esp. Jucineide Lima de Almeida Silva e Prof.ª Esp. Carla Oliveira Pereira Santana. Mediadores: Prof. Me. Romulo Renato Cruz e Profª. Esp. Vanessa Alves Pereira

Clique aqui para realizar sua inscrição