O Curso de Licenciatura em Letras Português/Libras e suas respectivas Literaturas a ser oferecido pelo Centro Universitário de Mineiros é uma iniciativa que visa formar profissionais que possam atender a uma demanda emergente no cenário local, regional e nacional. Tal demanda é justificada pela escassez do número de professores de língua portuguesa, que tem sofrido uma redução significativa ao longo dos últimos vinte anos. Tal fato decorre do aumento das aposentadorias, bem como do fenômeno da crise nas licenciaturas e da utilitarização dos cursos de graduação em face do ganho econômico.

Outro fator importante que justifica a implantação deste projeto refere-se às políticas de inclusão que possibilitaram o ingresso dos alunos com deficiência auditiva na rede regular de ensino, e que, por conseguinte exigiu professores qualificados para tal trabalho. Além disso ressalta-se que a língua brasileira de Sinais é uma língua oficial no país, o que faz com que seu ensino necessite de uma formação adequada e específica para tal.

Ante o exposto, destacamos ainda que ao analisar os cursos de graduação oferecidos pelas instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás verificamos que este curso existe apenas na Universidade Federal de Goiás, instalada a 423km da cidade de Mineiros-GO, onde se localiza a sede da UNIFIMES. Tal fato comprova a carência de cursos na área de Letras Português/Libras, que como já dissemos é ofertado em apenas uma instituição em todo o Estado. Fora dos limites estaduais, os cursos com licenciatura dupla Português/Libras mais próximos são os da UFGD, em Dourados e o do Colégio e Faculdade Santana em Ponta Grossa no Paraná.

A   Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornou-se disciplina obrigatória em todos os cursos superiores, no entanto enfrenta sérios desafios de implantação, uma vez que não tem profissionais qualificados para suprir essa demanda que é tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Neste ínterim afirmamos que este curso certamente trará uma grande contribuição no suprimento desta demanda, colaborando para formação de docentes em uma área carente, e que por isso tem deixado graves lacunas não só na região, mas também no país.

A UNIFIMES, tem experiência comprovada em cursos de licenciatura, sendo ela a responsável pela formação de mais de 80% dos pedagogos da rede municipal de Mineiros, e quase 60% dos da região. Ofertou seis turmas de Pedagogia Parcelada para qualificar os professores das escolas públicas e particulares de Mineiros e região no período de 2001 a 2006. Além disso ofertou ainda o curso de Licenciatura Parcelada em Matemática e um curso de Licenciatura em Arte Educação no período de 2005 a 2008. De 2008 a 2011 possibilitou outras duas Licenciaturas, no entanto fora da sede, na cidade de Anápolis-Goiás, onde ofereceu os cursos de Pedagogia e Letras Português/Inglês. Tal projeto, visto como emergencial visava qualificar os professores efetivos da rede municipal daquela região.

O Centro Universitário de Mineiros, no cumprimento da sua Missão enquanto instituição pública municipal responsável pela formação de professores, esclarece que o referido curso será oferecido em caráter especial, no regime modular e com calendário especial. Isso confere dizer que as aulas ocorrerão no período noturno nas quintas e sextas-feiras e no sábado em período integral. As aulas acontecerão em uma das unidades da instituição, localizada na cidade de Mineiros e com disponibilidade de espaço físico para as atividades do curso.

A carga horária total do curso corresponde a 3.240 horas, respeitando a legislação nacional que estabelece um teto de horas e tempo de duração para os cursos de licenciatura e formação de professores. A duração mínima do curso será de 4 anos e a máxima de 6 conforme o que determina o Ministério da Educação. Serão implantadas 4 turmas em caráter experimental, sendo uma no segundo semestre de 2018, uma no primeiro e outra no segundo semestre de 2019, a última no primeiro semestre de 2020. Caso haja demanda o curso poderá se transformar em um curso regular (com vestibular semestral) a ser oferecido pela UNIFIMES.

Em relação às turmas, informamos que as mesmas serão compostas de no mínimo 30 e no máximo 45 vagas, com ingresso por meio de processo seletivo e descritos com mais minúcias no corpo deste projeto.

Em cumprimento à sua responsabilidade social, enquanto agência de fomento à formação humanista dos agentes de sua comunidade, e em consonância com o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n°. 9394/96) e à exigência dos paradigmas sociais contemporâneos, justifica o epigrafado propósito com as seguintes considerações:

O projeto pedagógico deste curso, consubstanciado e relatado neste documento, reflete uma trajetória marcada pela permanente revisão crítica do seu percurso acadêmico na busca do contínuo aprimoramento da ação educativa. Apresenta-se em conformidade com os princípios expressos na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº9394/1996, bem como nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Letras – Parecer CNE/CES N° 492/2001.

O curso de Letras da UNIFIMES de Mineiros afirma sua inserção regional por meio de ações educativas que se realizam no interior da Instituição e em vários outros setores sociais, como instituições educativas, movimentos sociais, organizações de classe e outros setores. Tais ações educativas são orientadas pela compreensão de que não basta conhecer o espaço regional; é preciso nele intervir e modificar os sujeitos que o habitam para oferecer à sociedade e ao mercado de trabalho profissionais conscientes, críticos, preparados e comprometidos com a vida. Além disso é preciso cumprir com a ideia de desenvolvimento regional e colaboração com a sustentabilidade.

Assim, em consonância com esse pensamento, o curso de Letras, regular e ofertado em regime especial vem definindo sua trajetória de modo atualizado e atuante. Atualizado, por estar sempre atento aos problemas sociais e educacionais da sociedade; atuante, por mostrar-se comprometido com o projeto social de desenvolvimento da cidade de Mineiros e da Região. Tal empenho é crucial para a construção da harmonia entre os princípios institucionais da UNIFIMES que contribuem para inserir o curso no espaço regional e na rede geopolítica nacional e internacional, bem como com a busca de condições de vida mais digna e qualificada para a população.

O curso em pauta resulta, portanto, do processo de avaliação a que permanentemente os cursos de formação docente são submetidos por associação de professores e instituições universitárias interessadas em seus rumos e possíveis mudanças. Nesse sentido, o presente projeto pedagógico baseia-se em análises da política educacional definida pelo Governo Federal que determinam mudanças curriculares em todos os níveis e modalidades de ensino, consolidando as reformas educacionais exigidas pelo reordenamento da economia mundial.

Desse debate contínuo para atender às exigências legais e institucionais, sem abandonar os princípios que vêm orientando o projeto político pedagógico do curso, resultou a proposta de um novo projeto para funcionar a partir de agosto de 2018, sendo este modular e com vistas à formação de docentes para atuar no ensino fundamental II, ensino médio, bem como   nos cursos de formação de professores e nas disciplinas de libras obrigatórias em todos os cursos de graduação. Na presente proposta formulada por diversos profissionais da área, busca-se o aprofundamento das disciplinas específicas do curso, já reclamadas pelas comunidades acadêmica e externas ligada à educação. Atende, portanto, às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Letras, Resolução do CNE/CES nº 18, de 18 de março de 2002. Parecer CNE/CES, nº 83/2007 que trata da estrutura dos cursos de Licenciatura em Letras, tendo em vista as DCNS em Letras para formação de professores e Resolução CNE/CP nº 02 de 1º de julho de 2015 que define as DCNS para formação inicial em nível superior de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura e para a formação continuada.

De acordo com esta proposta, o curso será concluído em oito semestres, sendo que cada um destes contém um bloco de disciplinas organizadas em módulos podendo as mesmas ser ofertadas de forma independente deste que se cumpra os requisitos previstos na matriz curricular. As aulas acontecerão às quintas-feiras e sextas-feiras à noite das (19:00 às 22:30), e aos sábados no turno matutino, vespertino e noturno (08:00 as 12:00 das 13: às 17:00 e das 19:00 as 22:30h). Caso seja necessário, também poderá haver aulas nos recessos e férias escolares, nos mesmos horários já estabelecidos conforme disponibilidade dos alunos.

Para pensar a educação hoje, não basta ler as leis que a regem, nem procurar “humanizar” os processos de ensino, ou mesmo as práticas pedagógicas. É necessário, antes de tudo, inseri-la dentro de um contexto econômico, político e social, buscando conhecer o processo de desenvolvimento da sociedade brasileira; analisar a forma como a educação se desenvolve dentro deste processo e conceber o educador como elemento de realização de um projeto coerente e capaz de contribuir para a concretização de novos ideais de sociedade.

Os estudos e debates realizados, e a carência de professores capacitados para trabalhar com a língua materna, bem como a língua brasileira de sinais resultaram nessa proposta, que nasce da tentativa de melhor atender às necessidades das instituições que buscam profissionais com habilidades e competências para atuar, ora como professores de libras e português, ora como intérpretes.

Duração do Curso:

O tempo previsto para completar o curso varia entre 48 e 60 meses

Vagas e Turno:

Número de vagas por turma: 45
Turno: Integral

Investimento:

Número de Parcelas: 48
Valor com 10% de desconto: R$ 509,40
Valor sem desconto: R$ 566,00

Habilitação e Carga Horária:

Habilitação: Português | Libras e suas respectivas Literaturas
Carga horária do curso: 3240 horas/aula

Coordenador(a) do Curso:

Objetivo Geral

Formar professores para o ensino da Língua Portuguesa, Libras e suas respectivas literaturas, com foco nas funções, habilidades e competências para atuar na sociedade contemporânea, e em suas realidades complexas;

Objetivos Específicos

  • Compreender o processo de aquisição da linguagem em suas múltiplas manifestações;
  • Aprender aspectos linguísticos referentes ao Português e à Libras;
  • Conhecer as principais teorias literárias, bem como as obras da literatura brasileira e surda;
  • Analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento das línguas em estudo;
  • Ministrar aulas em Língua Portuguesa e Libras, com foco nos aspectos culturais, de diversidade e inclusão;

Perfil do Egresso

A UNIFIMES, compartilhando das ideias e princípios enunciados em seu Projeto Pedagógico Institucional, propõe como função para o Curso de Licenciatura em Letras, desenvolver competências e habilidades profissionais para que seus egressos:

  • Operem em seu ambiente de trabalho, a partir de formulações teóricas, práticas voltadas para a leitura e compreensão dos contextos de referência, dos diferentes movimentos da sociedade e suas caracterizações básicas, numa perspectiva dialógica e crítico-contextual;
  • Exerçam, além da docência no magistério da educação básica funções na gestão do trabalho educativo;
  • Articulem os fundamentos da linguagem e os procedimentos metodológicos inerentes ao trabalho educativo, sob pleno domínio do saber e conhecimentos produzidos e sistematizados nas teorias educacionais adotadas pelo estado brasileiro;
  • Operacionalizem conhecimentos e saberes sobre a ação educativa com comprometimento à identidade do educador e às especificidades de sua relação com os demais profissionais, e
  • Compreendam o conjunto de conhecimentos concernentes à organização e realização da atividade educativa realizada no âmbito das relações educador/educando, articulando aspectos teórico-metodológicos e técnicos.

Conforme estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras Português/Libras e suas respectivas Literaturas, o perfil profissional do Egresso será de um profissional que seja conhecedor das diferentes culturas relacionadas à língua materna, e língua brasileira de sinais, com capacidade de expressão verbal e escrita em ambas. Visa ainda que esse profissional seja comprometido em fortalecer os laços da solidariedade humana e que promova a tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Que seja consciente da relação intrínseca entre teoria e prática, percebendo-as como indissociáveis para sua atividade profissional visando o desenvolvimento eficaz do processo de ensino-aprendizagem; que seja portador de uma postura investigativa e reflexiva, com capacidade para desenvolver pesquisas no seu campo de atuação, integrando as dimensões teóricas e práticas de sua ação profissional na busca constante de aperfeiçoamento; que tenha conhecimento dos conceitos que fundamentam sua área específica de atuação, e seja comprometido em participar no desenvolvimento da sociedade brasileira como membro da sociedade global; consciente dos problemas do mundo atual, comprometido em prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

Matriz Curricular

Deseja mais informações sobre nossos cursos?

Envie já a sua dúvida!