Institucional

História

Remontar à história da FIMES significa necessariamente tratar da história de dois profissionais, os fundadores da instituição que, junto à comunidade e ao poder público da época (1984), deram os primeiros passos para a implantação do ensino superior no município de Mineiros. Falamos do Prof. Walter Chaves Marin, idealizador do projeto, e do Dr. Francisco Filgueiras Júnior, primeiro Presidente do Conselho Superior da FIMES.

O projeto, apresentado ao Sr. Erasmo Rodrigues de Souza, na época prefeito municipal, foi idealizado, elaborado e executado em tempo relativamente curto. No espaço de dois anos, percorreu todas as instâncias necessárias à sua aprovação.

A Lei Municipal nº 278, que instituiu a Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior – FIMES foi assinada no dia 11 de março de 1985 e, no dia 14 de março do mesmo ano, instalou-se, oficialmente, o Conselho Superior da Fundação, composto de 15 (quinze) membros.

Veja a relação cronológica dos Presidentes do Conselho Superior e respectivos Diretores da FIMES no período de 1985 a 2010:

Presidente

Diretor Geral

Dr. Francisco Filgueiras Júnior
1985 a 1996

Prof. Walter Chaves Marin
1985 a 1996

D. Eric James Deitchmann
01/1997 a 10/1997

Prof. Luiz Antônio Alves Costa
1997 a 15/08/2000

Dr. Martiniano José da Silva
11/1997 a 2000

Prof. Eliezer João da Silva
05/02/1997 a 28/10/1997

Prof. Gilvan Luciano Lima
18/08/2000 a 01/09/2002

Prof. Luiz Antônio Alves Costa
2001 a 2004

Profª Ita de Fátima Silva Assis
04/09/2002 a 31/01/2010

Dr. Martiniano José da Silva
2005 a 2008

Dr. Martiniano José da Silva
2009 a 2011

A Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior – FIMES enquanto Faculdades Isoladas implantou os seguintes cursos:

FACULDADE

ANO DE IMPLANTAÇÃO

Faculdade de Administração

1986

Faculdade de Pedagogia

1991

Faculdade de Ciência da Computação*

1994

Faculdade de Agronomia

1994

Faculdade de Engenharia Florestal

2002

Faculdade de Zootecnia

2002

Faculdade de Ciências Contábeis

2002

Faculdade de Sistemas de Informação.

2002

Após autorização em 2004, e credenciamento como Faculdades Integradas de Mineiros, por meio do Decreto Governamental Nº 6.144 de 17/05/2005, publicado no D.O./GO em 20/05/2005, a FIMES implantou a Licenciatura Plena Parcelada em Matemática e três cursos superiores tecnológicos: Administração Pública, Gestão em Agronegócio e Gestão em Marketing e Venda. Em 2006, a Licenciatura Plena Parcelada em Arte Educação. Em 2008, duas Licenciaturas Plenas Parceladas: Letras e Pedagogia, ambas na cidade de Anápolis-GO. Em 2009, deu início ao Curso de Direito.

A partir de 2007 implantou o ensino a distância, por meio de convênio com a Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC localizada em Salvador – BA para oferecer os cursos daquela Instituição: Tecnólogo em Segurança do Trabalho e as Licenciaturas de Biologia, História, Matemática e Letras.

Ainda como Faculdades Integradas consta a oferta das Pós-Graduações lato sensu Gestão em Tecnologia da Informação – GTI e Psicopedagogia Institucional e Clínica (2007); Gestão Sucro Alcooleira (FEF); Gestão de Pessoas e Gestão Tributária, Auditoria e Controladoria (2009). Os dois primeiros cursos são próprios da FIMES e os outros dois são produtos da parceria com a Fundação Educacional de Fernandópolis (SP).

Foi neste cenário e como resposta aos anseios de todos aqueles que em 1985 deram vida à Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior – mantenedora e mantida, que as Faculdades Integradas de Mineiros conseguem credenciamento como Centro Universitário. O processo se deu através da Lei Municipal nº 1495/2010, de quatorze de dezembro de 2010, que autorizou a Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior de Mineiros – FIMES a transformar as Faculdades Integradas de Mineiros em Centro Universitário de Mineiros. Posteriormente, o Conselho Estadual de Educação se reuniu e, em sessão extraordinária, ocorrida em 7 de abril de 2011, por unanimidade os conselheiros votaram pela transformação das Faculdades Integradas de Mineiros em Centro Universitário.

Assista ao vídeo institucional

Missão

Construir e difundir conhecimento por meio de práticas sociais, pedagógicas, educacionais e culturais, voltadas para emancipar pessoas capazes de criar, inovar, empreender, incluir e contribuir com o desenvolvimento dos mais altos valores humanos para o desenvolvimento da sociedade de modo solidário, colaborativo, científico, produtivo e sustentável.

Visão

Ser reconhecida como instituição capaz de produzir, socializar, fomentar, disseminar e promover o conhecimento científico e os mais diferentes saberes capaz de desenvolver a cultura e formação de profissionais e pessoas humanas dignas, amorosas, colaborativas, solidárias, cooperativas, competentes e cidadãs com a capacidade de se inserirem criticamente na sociedade na busca de um futuro comum sustentável e saudável para o Estado de Goiás e o Brasil.

Princípios:

  1. Respeito à liberdade de pensamento, a produção científica e a expressão, sem discriminação de qualquer natureza, tendo por base a dignidade da pessoa humana.
  2. Inclusão, equidade e igualdade no acesso, na participação e na permanência nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.
  3. Pluralidade de ideias e de concepções acadêmicas e pedagógicas.
  4. Democracia, participação e transparência na gestão.
  5. Integração sistêmica entre ensino, pesquisa, extensão, trabalho e atuação social.
  6. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
  7. Valorização e reconhecimento das experiências práticas e do empreendedorismo.
  8. Integração entre a produção do conhecimento científico, o mundo do trabalho e os avanços tecnológicos.
  9. Obediência à legislação vigente.

Objetivos Permanentes

A UNIFIMES tem como objetivos permanentes:

  • EXCELÊNCIA ACADÊMICA: caracterizar-se e distinguir-se pela excelência acadêmica, tendo como foco sua missão e as necessidades do contexto social e econômico em que está inserida.
  • ENSINO E QUALIDADE DO ENSINO: Promover formação humana e profissional da comunidade acadêmica para atuação responsável e solidária na sociedade e assegurar ensino de qualidade com sólidas bases científicas, de forma inter e transdisciplinar e com visão atualizada de mundo, domínio e aplicação de tecnologias educacionais, formas participativas e práticas inovadoras.
  • PESQUISA: Produzir ciência e conhecimento comprometidos com a melhoria das condições sociais, do ensino e voltado ao atendimento das demandas comunitárias, regionais e sociais.
  • EXTENSÃO E INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA: Promover a prática criativa da extensão e da integração, por meio de educação continuada, difusão cultural e desenvolvimento social e comunitário, definidos a partir de planejamento e da avaliação crítica das demandas sociais internas e externas.
  • GESTÃO DE PESSOAS: Educar, preparar e formar pessoas solidárias, qualificadas, comprometidas, dispostas ao aprendizado contínuo e dedicadas para assegurar um modelo organizacional flexível e eficiente, bem como práticas de gestão eficazes e adequadas às necessidades da Universidade e às exigências externas nacionais e internacionais.
  • AUTONOMIA E SUSTENTABILIDADE: Garantir e promover a autonomia institucional e a sustentabilidade de suas ações, de suas políticas e de seus empreendimentos.
  • PARCERIAS E INTERCÂMBIOS: Desenvolver, garantir e promover parcerias, convênios e intercâmbios com instituições representativas dos segmentos sociais, com os setores produtivos e organismos sociais, para a realização da missão, das finalidades e dos objetivos da Universidade e do diálogo entre os diversos tipos de saber e fazer humanos.

Valores

  • Ética: A UNIFIMES tem práticas educacionais, pedagógicas e de gestão que realizam os princípios institucionais e praticam os mais altos valores humanos com ênfase no respeito à dignidade e a diversidade da pessoa humana, a vida em todas as suas formas e a promoção da justiça e do bem comum.
  • Solidariedade: Na UNIFIMES há relação de apoio, participação, coparticipação corresponsabilidade e responsabilidade recíprocas que perpassa todos os serviços e atividades da Instituição na busca e na consecução de seus princípios, de seus valores, de seus objetivos e de suas finalidades comuns.
  • Função e responsabilidade social: A UNIFIMES prima por práticas educacionais, pedagógicas e de gestão com função e responsabilidade social, em razão de seu caráter público, em vista do crescimento e engajamento de todos os envolvidos no processo de conhecimento em resposta ao investimento social feito e no retorno a sociedade do conhecimento academicamente produzido.
  • Respeito à todas formas de vida, à natureza e ao ambiente: A UNIFIMES tem compromisso sustentável e ambientalmente correto com a preservação, o controle e a proteção da vida e do ambiente.
  • Socialização dos Bens Culturais: A UNIFIMES tem compromisso com a cultura em todas as suas dimensões e com a institucionalização do acesso aos seus bens e resultados.

Governo Municipal de Mineiros

  • Prefeito: Aleomar de Oliveira Rezende

Mantenedora: Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior – FIMES

  • Presidente do Conselho Superior: Profº Luiz Antônio Alves Costa
  • Diretora Geral: Juliene Rezende Cunha
  • Diretor Secretário: Fabrício Eumar de Sousa
  • Diretor Tesoureiro: Liomar Alves dos Santos

Mantida: Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES

  • Administração Superior:
    • Conselho Universitário – CONSUN
    • Reitora: Ma. Juliene Rezende Cunha
    • Vice-Reitor: Me. Fabrício Eumar de Sousa
    • Pró-Reitor de Administração e de Planejamento: Adm. Liomar Alves dos Santos
  • Administração Acadêmica:
    • Pró-Reitor de Ensino, de Pesquisa e de Extensão: Dr. Evandro Salvador Alves de Oliveira
      • Diretoria de Ensino: Ma. Roselaine Lage Fonseca Prado
      • Diretoria de Inovação e Empreendedorismo: Me. Daniel Resende Freitas
      • Diretoria de Pesquisa: Dra. Glicélia Pereira Silva
      • Diretoria de Extensão, Assuntos Comunitários, Estudantis e Culturais: Me. Zaqueu Henrique de Souza
      • Diretoria de Pós-Graduação: Ma. Marilaine de Sá Fernandes
      • Secretaria Acadêmica Geral: Adm. Maria Dias da Costa
  • Administração Pedagógica:
    • Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE
    • Unidade I – Centro Universitário de Mineiros
      • Coordenadora de Administração: Ma. Cleide Souza Shimokomaki
      • Coordenadora de Agronomia: Dr. Rogério Machado Pereira
      • Coordenadora de Ciências Contábeis: Ma. Vera Lúcia do Nascimento
      • Coordenadora de Direito: Ma. Pauliane Rodrigues Resende
      • Coordenadora de Educação Física: Juliana Silva Guabiroba
      • Coordenador de Engenharia Ambiental e Sanitária: Sem coordenador
      • Coordenadora de Engenharia Florestal: Sem coordenador
      • Coordenador de Engenharia Civil: Nilton Caetano Vilela Filho
      • Coordenador de Medicina: Bruno Debona Souto
      • Coordenadora de Medicina Veterinária: Éric Mateus Nascimento de Paula
      • Coordenadora de Pedagogia: Dra. Elisangêla Maura Catarino
      • Coordenadora de Psicologia: Lorena Miranda Schmidt
      • Coordenador de Sistemas de Informação: Me. Reuber da Cunha Luciano
    • Câmpus II – Trindade
      • Diretor de Campus: Dr. Sebastião Donizete de Carvalho
      • Coordenadora de Direito: Ma. Luá Cristine Siqueira Reis
      • Coordenadora de Medicina: Esp. Adélia Rocha Simeoni

UNIFIMES – Câmpus Mineiros – Sede

  • Endereço: Rua 22 esq. c/ Av. 21, s/n. Setor Aeroporto. Mineiros – GO
  • CEP: 75.833-130
  • Fone: (64)3672-5100

UNIFIMES – Unidade II – Faz. Experimental Luís Eduardo de Oliveira Salles

  • Endereço: BR 364. Km 312,5. Fazenda Flores das Perdizes. Zona Rural. Mineiros – GO
  • Fone: (64)9.9994-6292

UNIFIMES – Câmpus Trindade

  • Endereço: Avenida Guapó, Qd. 45, Lt. 01, Setor Maysa. Trindade – GO
  • CEP: 75.380-307
  • Fone: (62)3292-2580

Legislações Institucionais

Resoluções do CONSUN (Conselho Universitário do Centro Universitário de Mineiros)

Resoluções do CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Mineiros)

Documentos Institucionais

======

PDI – Projeto de Credenciamento da UNIFIMES

Resolução CEE/CES Nº 20, de 29 de outubro de 2021 – Dispõe sobre recredenciamento da UNIFIMES até 2026

Resolução nº 97 (B) – Alteração no Regulamento de BOLSAS – Despacho

07 – Resolução Nº 004-2021 – Concessão de desconto de Pontualidade

======

PROCEI – Programa de Crédito Educacional Interno da Fimes

Logomarcas Oficiais UNIFIMES

Modelo 01

Formato PNG – Fundo Transparente Formato JPG – Fundo Branco Formato CDR – Corel Draw versão X7 em curva
oficial1 oficial1 Oficial 1 CDR

Modelo 02

Formato PNG – Fundo Transparente Formato JPG – Fundo Branco Formato CDR – Corel Draw versão X7 em curva
oficial2 oficial2 Oficial 2 CDR

Modelo 03

Formato PNG – Fundo Transparente Formato JPG – Fundo Branco Formato CDR – Corel Draw versão X7 em curva
oficial3 oficial3

Oficial 3 CDR

Eleições

Eleições para Coordenação 2023
Eleições 2023 – Representante docente e discente do Conselho Superior
Eleições 2023 – Representante docente e discente do Conselho Superior
Comissão eleitoral divulga relação preliminar das chapas concorrentes à eleição para Reitoria da Unifimes
Eleições para Reitoria e Vice-Reitoria 2020
Comissão Eleitoral Temporária divulga resultado das eleições para membros do Conselho Superior da FIMES