O Projeto Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação do Ministério da Educação – MEC. O projeto envolve atividades voluntárias de universitários visando aproximá-los da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes.
O projeto empenha-se em desenvolver a capacitação de organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania e o desenvolvimento local e sustentável, bem como a capacitação de multiplicadores locais para atuarem em ações voltadas à administração pública com a elaboração de projetos que atendam à infra-estrutura municipal, em particular nas áreas de saneamento básico e de meio ambiente.

Desde sua criação, em 11 de julho de 1967, o projeto realizou várias ações de cidadania, bem-estar, gestão pública e desenvolvimento local e sustentável. Ao longo dos anos, houve um aumento da área de atuação e muitas comunidades foram beneficiadas com as ações dos diferentes projetos. Amazonas, Pará, Rondônia, Bahia, São Paulo e Paraná estão entre os estados beneficiados.

Uma equipe de alunos, coordenados pelos professores Norma Mota e Jonathan Goulart concorreram com outras universidades para participarem da operação de julho de 2011 e foram selecionados. Na segunda quinzena de julho de 2011 irão para Araputanga-MT e com certeza levarão com muito orgulho o nome de nossa instituição. Em 2007 a FIMES participou da Operação Centenário da Comissão Rondon, coordenado pela Professora Eliane Irineu Brito. Parabéns aos professores e aos acadêmicos!!!!

Márcia Maria de Paula – Coordenadora de Extensão

Saiba mais sobre o Projeto Rondon em https://www.defesa.gov.br/projeto_rondon e veja o resultado das universidades selecionadas para a operação de julho de 2011 no link: http://rondon.r4internet.com.br/sistema/index/vencedoras